Governo do Estado investe em obras escolares e saneamento na Serra

Visita ao IEE Tiradentes em Nova Prata
Escola receberá mais de R$ 1 milhão para obras de melhorias - Foto: Divulgação

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, cumpriu agenda oficial, nesta sexta-feira (22), nos municípios de Veranópolis, Nova Prata e Vila Flores. Em visita ao prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, juntamente com as lideranças locais, Alzir José Secchi e Vilmar Baggio, foram tratados os investimentos da Corsan no município e a reforma do Colégio Estadual São Luiz Gonzaga. No final do mês de abril, o prefeito apresentou a demanda da comunidade escolar para a execução de obras emergenciais na instituição. Atendendo à reivindicação, o governo estadual irá investir R$ 106.425,18 na reforma do piso superior, coluna de sustentação do piso e dos rebocos acima da área de circulação onde transitam alunos, professores e funcionários. Também está prevista a remoção de telhas danificadas na cobertura, reforma da sala de vôlei e pintura do piso.

Em Nova Prata, o secretário esteve com o prefeito, Volnei Minozzo e o vereador Sebastião Mamede visitando o Instituto Estadual de Educação Tiradentes, tradicional escola que receberá mais de R$ 1 milhão para obras de melhorias em sua infraestrutura. A instituição atende aproximadamente 1.080 alunos da rede estadual de ensino, uma das maiores escolas da região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Educação. O secretário de Obras foi recepcionado pelo coordenador regional de Educação, Leonir Razador, pela diretora da instituição, Gilmara Marchiori, e pela ex-diretora Claúdia Reginato.

No último dia 11 de junho o governo do estado autorizou a ordem de início para a reforma da cobertura, rede elétrica, forro, cozinha e o fechamento do refeitório da instituição. A escola também receberá R$ 93.423,60 via Autonomia Financeira para reforma da cobertura do ginásio. “Estamos percorrendo o estado ouvindo as demandas e reivindicações de cada município, descentralizando as ações da Secretaria, priorizando duas importantes áreas como a educação e o saneamento básico”, destacou o secretário.

Salazar também falou sobre o trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Obras e da Educação para agilizar obras escolares. “Até o final deste ano, mais de mil escolas da rede estadual de ensino terão recebido obras de melhoria. Esse trabalho exige planejamento do governo e união das secretarias na elaboração de projetos, demandas e ações. O investimento nessas obras é superior a R$ 100 milhões, demonstrando o compromisso do governo na área da educação pública”, frisou.

“O Instituto é uma das maiores escolas da região. Esse investimento vai atender uma importante demanda da nossa comunidade escolar, um sonho e conquista de todos os alunos, professores e funcionários. A reforma da cobertura e rede elétrica da escola vai garantir segurança e uma estrutura adequada”, destacou a diretora da instituição, Gilmara Marchiori.

Salazar também visitou a unidade de saneamento da Corsan em Nova Prata, onde conversou com a equipe técnica da companhia. Em pauta os investimentos na área de saneamento básico, com destaque para a ampliação do sistema de captação e abastecimento de água no município, num investimento de R$ 18.409.999,03 milhões.

Em Vila Flores, reunido com o prefeito Vilmor Carbonera e o vice, Rudimar Peruzzo, o secretário Rogério Salazar colocou a Secretaria à disposição do município. Acompanhando o roteiro o deputado federal José Stédile; o assessor de gabinete da Secretaria, Luiz Gustavo Martins, e a líder comunitária Clêura Gabrielli.

Texto: Jean Patrick Maidana/ Ascom SOSH
Edição: Leonardo Nunes/Secom