Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro Administrativo do Estado ganhará elevadores mais modernos e ágeis

Publicação:

Novos elevadores vão garantir mais segurança, economia de energia e redução de paralisações
Novos elevadores vão garantir mais segurança, economia de energia e redução de paralisações - Foto: Jean P. H. Maidana/SOSH

O Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), tradicional prédio da capital que centraliza órgãos da administração pública estadual, vai ganhar elevadores mais modernos e confortáveis. Nove dos 11 equipamentos, que transportam cerca de 3,5 mil pessoas/dia, serão substituídos para garantir melhor acessibilidade, mais segurança, economia energética e redução de manutenção. O serviço está a cargo da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh).

Produzidos na década de 1970, os atuais elevadores sofrem com a defasagem tecnológica e o desgaste natural de uso. As paralisações constantes geram reclamações dos servidores e do público que busca os serviços públicos, além de prejudicar o fluxo no prédio. O investimento será de R$ 10 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Gestão Patrimonial (Fegep). 

Conforme Luciano Homrich Neves da Fontoura, engenheiro mecânico da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), a modernização traz benefícios no consumo energético. "A redução se dá pela tecnologia do sistema regenerativo somado ao sistema de agrupamento de passageiros que se deslocam para andares próximos", avalia. A estimativa é de reduzir uso de eletricidade em 45%, podendo chegar a 70%.

"Também estamos trabalhando no projeto de Eficientização do Sistema de Iluminação do Caff, que prevê a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED", acrescentou o diretor do Departamento de Administração do Caff (Dcaff), Maximiliano Finkler Neto.

Os elevadores serão modernizados de forma escalonada, sendo quatro até outubro de 2018, outros quatro até março de 2019 e o último até junho do ano que vem.

Texto: Jean P. H. Maidana/SOSH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul