Governo do Estado investe R$ 492 mil para a recuperação de estradas vicinais em Santa Maria

248A0173 (1)
Ação vai atender aproximadamente 360 famílias e empresas locais - Foto: Tiago Belinski/Ascom SOSH

Em 2017, o Rio Grande do Sul sofreu com uma série de eventos climáticos que deterioraram diversos trechos de estradas vicinais, dificultando o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e o deslocamento das famílias que precisam utilizar diariamente as vias. Para auxiliar os municípios, o governo do Estado está investindo R$ 3,1 milhões na contratação de horas máquinas para a recuperação dessas estradas.

Neste sábado (17), o secretário de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), Fabiano Pereira, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice-prefeito Sérgio Cechim, estiveram reunidos com os produtores rurais, subprefeitos, representantes de entidades e a comunidade no CTG Victório Mário, em Arroio do Só, para anunciar e detalhar as ações que serão realizadas na localidade.  O município de Santa Maria foi contemplado com a contratação de 500 horas máquinas de escavadeira hidráulica, 550 horas de motoniveladora, 500 horas de rolo compactador e mil horas de caminhão caçamba. O investimento será de R$ 492 mil.

Fabiano Pereira destacou a importância da iniciativa para garantir o desenvolvimento do município, lembrando que o agricultor sabe como produzir e enfrentar as dificuldades, mas precisa de estradas em condições para transportar sua produção.  “Hoje estamos honrando o compromisso que assumimos com Santa Maria para a recuperação de 55 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando mais de 300 famílias. Um trabalho construído com muita responsabilidade e parceria que irá garantir, acima de tudo, melhores condições de locomoção para aquelas famílias que mais necessitam dos serviços públicos”, afirmou o secretário.

Para o prefeito Jorge Pozzobom, a parceria com o governo estadual, através da Secretaria de Obras, chega em boa hora. “Queremos garantir segurança, conforto e condições de trafegabilidade para os moradores das áreas rurais e mais facilidade para o escoamento da produção", disse.

A solenidade contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Urbano da SOSH, Rodrigo Reis, dos subprefeitos José Machado (Santo Antão, São Valentin e Boca do Monte) e Antonio Poerscke (Arroio do Só, Arroio Grande e Palma), além de representantes da empresa responsável pela execução dos serviços.

Saiba mais

O Programa de Horas Máquinas é desenvolvido pelo governo do Estado, através SOSH, para dar suporte aos municípios que tiveram situação de emergência decretada.  O cronograma de trabalho em Santa Maria foi divido em duas etapas: a primeira compreende o trecho que inicia no Distrito de Pains e segue por Arroio do Só, chegando ao entroncamento com a BR 287; e a segunda etapa, que tem início no trevo da Estrada da Tronqueira, passa pela intersecção com a estrada Paulo Brilhante e segue até a intersecção com a estrada de ligação ao distrito de Pains/Arroio do Só.

A ação vai atender aproximadamente 360 famílias, além de indústrias de cuias, abatedouros, engenhos, silos de armazenamento de grãos, recicladora de lixo e produção agrícola, melhorando as condições de trafegabilidade, garantindo segurança para as famílias que trafegam diariamente pelas estradas.

Texto: Jean Maidana/Ascom SOSH
Edição: Leonardo Nunes/Secom