Governo e Banrisul assinam termo de cooperação com Apropampa

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 20/01/2020 -Anúncio da parceria Apropampa e Banrisul. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Objetivo do acordo assinado é o desenvolvimento da cadeia pecuária do Pampa gaúcho - Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini

O governo do Estado e o Banrisul assinaram um termo de cooperação entre o banco e a Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa) na tarde desta terça-feira (21/1), no Palácio Piratini. O convênio permite a execução de programa conjunto de aplicação de crédito rural.

Firmado pelo governador em exercício Luís Augusto Lara e pelo presidente do banco, Claudio Coutinho, o acordo tem como objetivo o desenvolvimento da cadeia pecuária do Pampa gaúcho, considerada relevante para o Estado.

À Apropampa, caberá a responsabilidade de organizar a venda de animais dos produtores associados aos frigoríficos conveniados, de apresentar os produtores ao Banrisul – assim como de divulgar as linhas de crédito disponibilizadas pelo banco para produtores rurais – e de fornecer periodicamente ao Banrisul a listagem dos produtores associados.

O Banrisul atuará como agente financeiro parceiro da Apropampa, disponibilizando recursos de crédito rural para proporcionar liquidez imediata ao produtor rural no momento da venda dos animais aos frigoríficos parceiros, conforme a política de crédito vigente. O Banrisul também disponibilizará aos produtores rurais da região do Pampa o conjunto de soluções financeiras com foco nas necessidades da atividade produtiva, como, por exemplo, crédito rural para investimentos e custeios da produção.

O pesquisador da Embrapa Danilo Menezes Sant Anna, que participou do ato de assinatura, também destacou aos prefeitos de Bagé, Divaldo Pereira, e de Dom Pedrito, Mario Augusto, a importância da divulgação do convênio aos produtores rurais de cada cidade. Atualmente, os frigoríficos parceiros estão em Pelotas e Rosário do Sul.

Sobre a Apropampa

A Apropampa é uma associação de produtores rurais organizada para valorizar a região do Pampa Gaúcho e sua produção. Em parceira com Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e governo do Estado, foi desenvolvido o projeto Apropampa, que contemplou a criação de marca coletiva concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) à Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho para distinguir a produção de carne e derivados provenientes desse bioma.

O projeto abrange animais nascidos e criados no Estado em sistemas de alimentação predominantemente a pasto. Ao diferenciar o produto no mercado, será dada a ele uma identificação reconhecida e valorizada pelo consumidor. Dessa forma, a Apropampa e os produtores associados passam a ter produtos com maior valor agregado.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom