Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo entrega nova sede do 18º Batalhão da BM em Viamão

Publicação:

VIAMÃO, RS, BRASIL 13.06.2018: O governador José Ivo Sartori, acompanhado dos secretários Maria Helena Sartori (Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos) e Cezar Schirmer (Segurança Pública), inaugurou nessa quarta-feira (13), a nova s
Também está prevista a construção de Centro de Atendimento Socioeducativo com 60 vagas. - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Há 18 anos abrigados de forma improvisada em um antigo terminal de ônibus, os 138 brigadianos do 18º Batalhão da Polícia Militar de Viamão agora têm nova casa. Na manhã desta quarta-feira (13), o governador José Ivo Sartori entregou à corporação a nova sede do batalhão,  na Avenida Senador Salgado Filho, 2049. A obra foi construída em parceria do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 1.456.977,49. Faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de  Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

VIAMÃO, RS, BRASIL 13.06.2018: O governador José Ivo Sartori, acompanhado dos secretários Maria Helena Sartori (Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos) e Cezar Schirmer (Segurança Pública), inaugurou nessa quarta-feira (13), a nova s
Fachada do novo prédio em Viamão - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A sede do 18º BPM fica ao lado da Escola Ana Jobim, que terá parte do seu prédio usado para atividades do Centro da Juventude de Viamão. No local, também está prevista a construção de um Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), com 60 vagas. O conjunto de empreendimentos dará forma ao Complexo Ana Jobim. 
   “Estamos hoje aqui para um ato de motivação e de esperança. Temos diante dos olhos uma prova concreta de que, com união, gestão e solidariedade, é possível fazer o que a comunidade realmente espera de um poder público: atitude, solução e desembaraço”, afirmou o governador. 

Sartori destacou que segurança é e sempre foi uma demanda da sociedade. “Quando perguntamos a um presidente de bairro, a um morador, a um operário ou a um agricultor o que ele espera do Estado, certamente vamos ouvir: segurança, saúde, educação e estradas. É um anseio legítimo de quem paga impostos.” 

“Vocês lembram as dificuldades que enfrentamos desde o início do governo. Mas não gostamos de terra arrasada. Não ficamos parados. Arregaçamos as mangas, chutamos as portas da burocracia, firmamos parcerias, buscamos alternativas. Poderia citar os Corollas, as motos, as armas que conseguimos adquirir. Zeramos a fila de concursados e abrimos um novo edital com 6,1 mil vagas, o maior das últimas décadas. Sem esquecer do reajuste salarial que estamos pagando, honrosamente, aos servidores da segurança”, disse o governador. 

VIAMÃO, RS, BRASIL 13.06.2018: O governador José Ivo Sartori, acompanhado dos secretários Maria Helena Sartori (Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos) e Cezar Schirmer (Segurança Pública), inaugurou nessa quarta-feira (13), a nova s
Sartori destacou que segurança é e sempre foi uma demanda da sociedade - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

POD 

Sobre o POD, Sartori enfatizou: “Quando o objetivo é reduzir os índices de criminalidade, segurança e área social andam juntas. Nada melhor do que reunir todos os agentes envolvidos no mesmo lugar. Quanto mais oportunidades forem dadas aos jovens, menos vamos precisar da repressão da polícia”.    

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, disse que o POD foi assinado junto ao BID em 2009 e estava praticamente parado. “Desde 2015, a equipe da secretaria trabalhou muito para que ações como esta em Viamão se concretizassem", lembrou.  São 56 milhões de dólares para os projetos do POD no Rio Grande do Sul e, somente no complexo Ana Jobim, serão investidos 8,5 milhões de dóláres.  Maria Helena também destacou que as iniciativas do POD se baseiam em dois eixos: prevenção à violência e garantia de direitos a todos.

Maria Helena: "Equipe da secretaria trabalhou muito para que ações como esta em Viamão se concretizassem"
Maria Helena: "Equipe da secretaria trabalhou muito para que ações como esta em Viamão se concretizassem" - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Segundo a secretária, a Segurança Pública sempre foi parceira na busca por ações que dão oportunidades aos jovens e que ajudam a reduzir os índices de criminalidade e violência. “Dados mostram que, de cada  100 jovens infratores acompanhados por cerca de um ano com atividades de profissionalização e inserção social, 92 não voltam à criminalidade”. 

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, ressaltou que a Segurança tem trabalhado em conjunto com a área social na criação de políticas sociais de longo prazo voltadas às ações de prevenção. “Estamos vendo aqui, mais que um quartel, um espaço público compatível com o que queremos para a Segurança Pública do Rio Grande do Sul.” 

Schirmer afirmou que as medidas tomadas pelas forças de segurança e o aparelhamento das instituições estão fazendo com que os índices de violência e criminalidade caiam no Estado. “A sociedade, os empresários, os prefeitos, a União e o governo estadual precisam somar esforços no enfrentamento do crime e da violência. Só assim vamos mudar essa realidade.” 

Durante a cerimônia de entrega da sede do 18º BPM, o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Otto Amorim, homenageou a secretária Maria Helena com a Comenda do CPM. A distinção é destinada a pessoas que atuam em prol da comunidade.

Sustentabilidade e acessibilidade 

A secretária Maria Helena destacou que o novo prédio foi pensado ecologicamente, com foco na economia de energia e água. “É um prédio moderno e que atende às demandas dos policiais, além de possibilitar uma maior integração com a comunidade”. O coordenador do POD, Aldo Peres, explicou que a nova sede do 18º BPM, com mais de 700 metros quadrados, foi construída em seis meses, priorizando os conceitos de acessibilidade e sustentabilidade. 

“O prédio tem piso tátil, banheiros acessíveis e rampa de acesso. O projeto priorizou também a sustentabilidade, com a preservação da água da chuva para lavar as viaturas, clarabóias para diminuir a necessidade de iluminação, e as telhas são térmicas, reduzindo a necessidade de refrigeração. Tudo pensado para reduzir custos de manutenção”, disse Peres.  

Complexo Ana Jobim 

Sobre o Complexo Ana Jobim, Peres afirmou que o local reunirá as atividades principais do governo do Estado. “Será um complexo de serviços, unindo saúde, educação e segurança pública”. Além do 18ºBPM, o local conta com uma UPA (construída com recursos do governo federal), Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), a Escola Ana Jobim e o Centro da Juventude de Viamão. Mesmo sem estar pronto, o Centro da Juventude já atende, de forma provisória, cerca de 600 jovens, que estão frequentando os cursos de Estética e Embelezamento e de Auxiliar Administrativo.

00:00:00/00:00:00

Governo entrega nova sede do 18º Batalhão da BM em Viamão

Governo entrega nova sede do 18º Batalhão da BM em Viamão Crédito: Governo do Rio Grande do Sul


Texto: Cassiane Osório e Mirella Poyastro
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul