Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo homenageia atletas medalhistas em competições escolares de 2019

Publicação:

Card Aviso de  pauta Novas Façanhas
-

Atletas gaúchos medalhistas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e Paralimpíadas Escolares, que ocorreram em 2019, serão homenageados pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário do Esporte e Lazer, João Derly. A entrega de certificados ocorrerá em solenidade, nesta quarta-feira (11/12), às 11h30, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Nos JUBs, a equipe do Rio Grande do Sul conquistou 15 medalhas (4 de ouro, 5 prata, 6 bronze) nas modalidades atletismo, judô e vôlei de praia. No JEJ, os atletas gaúchos trouxeram 40 medalhas, sendo 10 ouro, 6 prata e 24 bronze, nas competições em atletismo, badminton, judô, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, futsal, voleibol, handebol e basquete. Nas Paralimpíadas Escolares, foram conquistadas 72 medalhas (31 ouro, 25 prata, 16 bronze) pelos representantes do RS, incluindo as modalidades atletismo, natação e tênis de mesa.

A Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) propicia a participação dos atletas gaúchos nesses eventos por meio de incentivos financeiros oriundos da Lei Pelé. Recursos que são aplicados nas despesas com transporte e confecção de camisetas padronizadas para as equipes.

A Sel organiza o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que é uma seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, evento nacional realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A secretaria também está à frente do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), que é uma seletiva para as Paralimpíadas Escolares, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Na manhã da quarta-feira (11/12), na solenidade no Piratini, também serão empossados os integrantes do Conselho Estadual do Esporte-RS. A nova formatação do conselho é composta pelos seguintes órgãos: Secretaria do Esporte e Lazer, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria da Segurança Pública, Casa Civil do Estado do RS, Conselho Regional de Educação Física, Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos, Fundação de Articulação de Desenvolvimento de PP, Associação das Federações Esportivas do RS, Comitê Olímpico Brasileiro, Federação das Associações de Municípios do RS, Sindicato de Clubes Esportivos do Estado do RS e representante do Paradesporto.

O quê: homenagem aos atletas medalhistas no JEJ, JUBs e Paralimpíadas Escolares e posse dos novos membros do Conselho Estadual do Esporte-RS
Quando: quarta-feira (11/12) 
Horário: 11h30
Onde: Salão Alberto Pasqualini - Palácio Piratini

Texto: Ascom Sel
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul