Governo suspende negociação com Cpers enquanto greve não for encerrada

O governo do Estado suspendeu qualquer negociação com o comando de greve do Cpers/Sindicato enquanto perdurar a paralisação. O diálogo com os professores será mantido por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), como já vem ocorrendo. As afirmações estão em um documento remetido pelo governo ao Cpers na tarde desta terça-feira (14).

"O compromisso de preservar o diálogo sobre a qualidade da educação está mantido, mas neste momento temos de retomar a normalidade das aulas", afirma o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

Ainda de acordo com o documento, a mesa de negociação para abordar os desafios da qualidade do ensino e valorização do magistério com o sindicato será reaberta quando as aulas forem restabelecidas em 100% das escolas.

"Em pouco mais de dois meses de paralisação, mantivemos sempre um diálogo franco. Expusemos com transparência a real situação financeira do Estado. Recebemos inúmeras vezes o comando de greve, tanto na Secretaria da Educação, quanto no Palácio Piratini", diz trecho do ofício assinado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e pelo secretário Krummenauer.

O documento também elenca oito pontos em que o governo avançou nas reivindicações da categoria. "Não podemos mais assistir os nossos alunos serem prejudicados. Negociação pressupõe que cada parte ceda um pouco. O governo pede, mais uma vez, que as aulas sejam retomadas. Feito isso, reabriremos uma mesa de negociação para abordar os desafios da qualidade do ensino e a valorização do magistério, tendo o aluno como foco principal", afirma Branco.

Confira o documento na íntegra.

Texto: Lucas Braz/Casa Civil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom