Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grupo de trabalho vai capacitar agentes na integração de imigrantes

Publicação:

grupoimi
Imigrantes venezuelanos, haitianos e senegaleses terão um grupo de trabalho para ajudá-los - Foto: SDSTJDH/Divulgação

Integrantes do Comitê Estadual de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (Comirat-RS) decidiram criar um grupo de trabalho (GT) para a capacitação de agentes envolvidos na integração de imigrantes (venezuelanos, haitianos e senegaleses), com encaminhamentos sobre documentação, condição jurídica e demais cadastros nos serviços públicos.

A decisão foi tomada nessa quinta-feira (18) durante reunião do Comirat, envolvendo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para elencar as demandas prioritárias e iniciar um cronograma de ações para a população migrante no estado.

O GT, formado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal, Gaire/Ufrgs, Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução as Migrações (Cibai), e o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), dará andamento, também, ao Plano Estadual de Acolhimento e Integração Migratória.

Além dos membros titulares do Comitê, participaram representantes da Fecomércio e do município de Canoas, que aderiu ao Plano de Interiorização de Venezuelanos. Atendendo à solicitação da Coordenadoria de Igualdade Étnica e Racial da SDSTJDH sobre a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho formal, a Fecomércio disponibilizou uma lista de possibilidades de ofertas de cursos do Senac, objetivando a qualificação profissional dos interessados.

Texto: Ascom SDSTJDH
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul