Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grupo de transformação digital nos Estados realiza reunião no South Summit

Encontro contou com mais de 30 representantes de diferentes unidades da federação

Publicação:

Grupo de transformac?a?o digital
Secretário Gastal (D) lançou desafio para que Estados e DF consigam manter a capacidade de realização da transformação digital - Foto: Bianka Nieckel/Ascom EDP

Em uma das agendas integrantes da programação de governo no South Summit Brasil, o Grupo de Trabalho para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (GTD.gov) realizou uma reunião durante o evento, no auditório da Portos RS, em Porto Alegre. Cerca de 30 representantes dos Estados estiveram presentes no encontro na tarde desta quinta-feira (5/5).

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, deus as boas-vindas aos participantes abordando a importância da estratégia do Executivo gaúcho no tema de governo digital por meio do rs.gov.br e lançou um desafio: “Temos o papel fundamental de não deixar a pauta da transformação digital perder sua capacidade de realização neste momento de transição que estamos vivendo nos Estados e no governo federal. Essa pauta precisa ser apropriada pela sociedade”, afirmou. 

O GTD.gov é uma realização da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologias da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Abriram as atividades o presidente da Abep-TIC, Leandro Victorino, o coordenador do GTD.gov pela Abep-TIC, Lutiano Silva, e a coordenadora por parte do Consad, Vânia Bareicha. 

A apresentação “gov.br: ferramentas e estratégia de governo digital” foi feita pela representante da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Luana Roncaratti. Foi abordada a trajetória federal que levou o Brasil ao sétimo lugar geral – e primeiro nas Américas – no GovTech Maturity Index 2020, do Banco Mundial. “A estratégia digital publicada em 2020 continua muito atual, especialmente porque se encontra ancorada em dimensões muito importantes: é centrada no cidadão, integrada, inteligente, confiável, transparente e eficiente, afirmou Luana. Espírito Santo e Santa Catarina apresentaram seu cases na reunião. 

Do governo gaúcho, também participaram do encontro do GTD.gov o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, o diretor-presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs), José Antonio Leal, além de integrantes das diretorias dos dois órgãos. A Portos RS esteve presente por meio de Fernando Estima e Bruno Almeida.

South Summit

Realizado desde 2012 em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.

Texto: Bianka Nieckel/ Ascom EDP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul