Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grupo técnico mantém alerta sobre captação de água na bacia do rio Gravataí

Publicação:

reunião rio gravataí defesa civil
Reunião contou com representantes da Defesa Civil, Fepam, Sema e Corsan - Foto: Gabriela Figueiredo / Defesa Civil

A Defesa Civil realizou a quarta reunião técnica com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para avaliar a situação hidrológica da bacia do rio Gravataí, que abastece a região metropolitana de Porto Alegre. 

O encontro, ocorrido segunda-feira (17/2), faz parte das ações de mitigação e resposta adotadas pelos órgãos a partir de portaria da Sema que estabelece a suspensão da captação de água que não seja para consumo da população. Está suspensa a captação de água para áreas agrícolas abastecidas pelo rio entre Gravataí e Alvorada.

Conforme os prognósticos, está mantido o estado de atenção e o sinal de alerta sobre o rio em relação à captação de água. Os órgãos envolvidos estão fiscalizando também a utilização de água por parte das indústrias locais, mantendo o controle do uso excessivo.

As instituições seguem dando suporte técnico em ações realizadas, devido a pouca regularidade de chuva. A previsão é que a chuva desta semana mantenha estável o nível da bacia do Rio Gravataí.

Uma nova reunião do grupo está prevista para quinta-feira (20/2), quando serão analisados os impactos das chuvas e os resultados a longo prazo. De acordo com os meteorologistas da Sala de Situação, a regularidade de chuvas no Estado deve ser estabelecida somente a partir da segunda quinzena de março.

Os órgãos ressaltam que segue a orientação à população sobre o uso racional da água, com cuidados básicos que vão desde evitar a lavagem de veículos e calçadas até atitudes simples, como não deixar torneiras abertas.

Texto: Gabriela Figueiredo/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul