Hospital de Santa Maria registra 907 consultas e 154 pacientes atendidos em 30 dias

Segunda etapa de implantação do hospital deve estar concluída entre 60 e 90 dias - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O Ambulatório de Doenças Crônicas do Hospital Regional de Santa Maria realizou 907 consultas e atendeu 154 pacientes desde o dia 9 de julho, primeiro mês de funcionamento da unidade. Os dados foram divulgados pelo secretário da Saúde, Francisco Paz, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9), nas dependências do hospital.

Os atendimentos foram nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Conforme Paz, a segunda etapa de implantação do complexo deve estar concluída entre 60 e 90 dias, quando entram em funcionamento o ambulatório de reabilitação e a unidade de cuidados prolongados.

Em breve, devem ser instalados equipamentos para diagnósticos, como ecodopler e ergometria. O objetivo da instituição é ser referência para o fortalecimento da atenção básica, acolhendo 21 mil doentes crônicos com diabetes ou hipertensão arterial na região - que conta com 31 municípios.

Texto: Ascom SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom