IGL doa 6,5 mil litros de leite para famílias desabrigadas

NOVO TEXTO
Secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori recebeu produtos de cinco cooperativas associadas ao IGL - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) formalizou, nesta segunda-feira (26), no Palácio Piratini, a doação de 6,5 mil litros de leite UHT (longa vida) às famílias desabrigadas pelas chuvas dos últimos dias. O ato contou com a presença da secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, do subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins, do presidente do IGL, Gilberto Antônio Piccinini, do diretor executivo da instituição, Oreno Ardêmio Heineck, e da gerente administrativa, Carla Marlê Paulitsch.

A doação dos produtos foi realizada pelo IGL e cinco associadas – cooperativas Cosulati, Dália, Languirú e Piá e Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil). No dia 15 de outubro, 4,3 mil litros de leite foram distribuídos aos desabrigados pelo temporal que atingiu pelo menos 10 mil pessoas no município de Rio Pardo. O restante dos produtos foi entregue no dia 20 de outubro na Central de Doações do Estado.

A secretária Maria Helena destacou a solidariedade do povo gaúcho, que mais uma vez atendeu às demandas das pessoas que mais precisam. “Agradeço à sensibilidade e à mobilização de todos os setores do Estado”, declarou. O tenente-coronel Alexandre Martins reconheceu a importância da parceria com o IGL.

No documento entregue ao Gabinete de Políticas Sociais e à Defesa Civil, consta que a tarefa do IGL não está limitada à busca da produção de qualidade dos lácteos produzidos no Rio Grande do Sul, e cita que a missão da instituição "está na vida dos gaúchos". O IGL é uma associação privada, composta por 35 entidades ligadas à cadeia produtiva do leite.

Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini
Edição: Cristina Lac/Secom