Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Imama busca apoio da Secretaria da Saúde para colocar Mamamóvel na estrada

Publicação:

imama SES
Representantes do Imama aguardam liberação do alvará do veículo pela Vigilância Sanitária - Foto: Divulgação / SES

Representantes do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) estiveram em reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Rosângela Sobieszczanski, nesta quinta-feira (8/8).

O Imama pede apoio da Secretaria da Saúde (SES) para realizar exames de mamografia em áreas remotas do Estado por meio do Mamamóvel, ônibus que transporta um mamógrafo. Rosângela explicou que o alvará de funcionamento do veículo está na fase final de avaliação pela Vigilância Sanitária do Estado e, em breve, deverá ser liberado para atender a população.

A secretária Arita se mostrou interessada no projeto, para garantir que o exame preventivo chegue também às mulheres que moram em locais de mais difícil acesso aos serviços de saúde, em lugares de vazios assistenciais ou que têm filas para a realização de mamografias. A ideia será analisada em nova reunião com a presença do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), para que sejam planejadas ações conjuntas entre Estado e municípios.

“O Mamamóvel traz mais do que a simples realização do exame. Ele proporciona uma rede de apoio às mulheres que recebem o resultado positivo para câncer por meio dele”, explica Samsara Nyaya Nunes, que esteve na reunião representando o Imama.

Também participaram do encontro a coordenadora de projetos do Imama, Cristiane Souza, e a deputada estadual Franciane Bayer.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul