Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instituto Estadual do Livro prorroga inscrições para o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães

Publicação:

O concurso homenageia o jornalista e escritor Josué Guimarães, que apoiou a criação e a expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo
O concurso homenageia o jornalista e escritor Josué Guimarães, que apoiou a criação e a expansão das Jornadas Literárias de - Foto: Divulgação/IEL

Com prazo final previsto para o dia 10 de julho, as inscrições para o 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães foram prorrogadas até o dia 28 deste mês. O concurso faz parte da programação da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e é destinado a contistas com obras inéditas.

Os primeiros colocados serão premiados com R$ 5 mil e R$ 3 mil e poderão ter seus textos editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), e publicados em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo, que são promotoras da iniciativa.

Como participar

Podem participar contistas com textos não publicados, inclusive na internet. Os originais devem ser apresentados em quatro vias, em formato A4, digitados em uma só face, espaçamento duplo entre linhas, fonte Times Roman, tamanho 12, e identificados apenas com o pseudônimo do autor. Todas as vias devem ser reunidas em único envelope, no qual deverão constar o título do concurso e o pseudônimo do autor. Nesse mesmo envelope deve ser colocado outro envelope, contendo a identificação do autor, seu endereço completo, telefone, um breve currículo e a indicação dos títulos dos contos.

Os interessados devem entregar ou enviar via correio dois textos para a sede do IEL (Rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre/RS, CEP 90035-150). Não são aceitas inscrições por e-mail. O nome dos vencedores será divulgado na abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura, no dia 2 de outubro, no Portal das Linguagens/UPF.

O concurso

Em 2017, quando serão celebrados os 36 anos das Jornadas Literárias, acontece a 14ª edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Iniciado em 1988, o concurso homenageia o jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e a expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo, que se realizam a cada dois anos, desde 1981. Após uma interrupção desde 2015, o evento volta a ser realizado, de 2 a 6 de outubro, com patrocínio do Banrisul, Corsan, Cia. Zaffari & Bourbon e apoio do IEL (Sedactel) e Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, entre outras empresas e órgãos.

A Jornada de Passo Fundo

Caracterizada como uma das maiores movimentações literárias da América Latina, a Jornada Literária, quando completa 36 anos de existência, passa por remodelações. As atividades transcenderão os limites da UPF, sendo estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando em ações como o 'Projeto transversais: rotas leitoras', 'Livros na mesa: leituras boêmias' e os 'Caminhos das artes'.

No Complexo do Portal das Linguagens, os espaços serão batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados. Outra importante novidade é a participação do IEL na elaboração e na coordenação do Seminário Literatura Gaúcha - Cena Contemporânea. Informações sobre a programação completa estão no portal www.upf.br/16jornada, e-mail jornada@upf.br ou telefone (54) 3316-8368.

SERVIÇO

Prazo: Até 28 de julho

Regulamento: http://www.upf.br/16jornada/14-concurso-de-contos-josue-guimaraes

Inscrições: Via correio ou pessoalmente, na sede do IEL (Rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre/RS, CEP 90035-150)

Informações: iel@sedactel.rs.gov.br e (51) 3314-6450

Texto: Ascom IEL
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul