Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Internacional recebe licença de instalação de centro esportivo em Guaíba

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 29.06.2017: O governador José Ivo Sartori entregou, nesta quinta-feira (29), a Licença de Instalação do Centro Esportivo ao Sport Club Internacional (Cidade do Inter) emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam
Documento emitido online pela Fepam foi apresentado pelo governador aos dirigentes do clube - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O primeiro passo para a construção do Centro de Treinamento de Guaíba, a Cidade do Inter, foi dado através da entrega da licença de instalação pelo governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira (29). O documento emitido online pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi apresentado aos dirigentes do clube e convidados em um telão durante ato no Palácio Piratini.

O empreendimento, localizado no município de Guaíba, conta com área superior a 400 mil metros quadrados. No local, serão conservados integralmente as áreas de preservação permanente relativa ao Guaíba, ao Arroio do Conde e ao banhado existente na área.

"Hoje entregamos a licença do centro esportivo ao Internacional com a certeza de que as futuras obras beneficiarão não apenas o clube, mas os gaúchos", disse o governador.

De acordo com o idealizador do projeto, o diretor do clube José Aquino Flores de Camargo, a iniciativa é uma das prioridades da nova direção. "O Inter não vai construir nada que não leve em consideração a sua essência de clube popular, que possui responsabilidade com a comunidade. É um projeto tanto de responsabilidade social quanto de responsabilidade ambiental", explicou.

A área em questão situa-se em posição estratégica para o clube, junto à divisa entre os municípios de Guaíba e Eldorado, na Estrada do Conde, na margem oposta do Lago Guaíba, praticamente em linha reta em relação ao Complexo Beira-Rio e ao Parque Gigante. Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, a licença "é uma conquista, um documento complexo de boas práticas ambientais e de sustentabilidade".


Área estratégica fica entre Guaíba e Eldorado, na Estrada do Conde. Karine Viana/Palácio Piratini

Participaram o prefeito de Guaíba, José Sperotto, deputados, autoridades, dirigentes e convidados.

CT do Inter

O programa do Centro de Treinamento contempla 14 campos de futebol de dimensões oficiais (105 x 68 metros), três campos reduzidos e um campo totalmente coberto; áreas para o trabalho dos profissionais da imprensa, como auditório de conferências e centro de imprensa; áreas para recepção de público e excursões; áreas de alojamento e concentração, lazer, estudo e refeições dos atletas do clube (categorias de base e profissionais); Centro Médico, Fisioterápico e de Reabilitação, com equipamentos e instalações de nível internacional, a fim de garantir todos os cuidados necessários e recuperação física dos atletas; e espaços tradicionais de trabalho esportivo, como vestiários e academias, bem como áreas técnicas e administrativas compatíveis com o empreendimento.

O terreno também contará com hotel, comércio e restaurante abertos ao público externo, criando referência de apropriação do espaço pela população da cidade, da região e do Sul do estado. Um mastro de 100 metros de altura, onde a bandeira do Internacional será hasteada, também servirá de mirante. No futuro, haverá a conexão entre a Cidade do Inter e o Complexo Beira-Rio via Catamarã.

Ainda está previsto na divisa sul do terreno, um espaço dedicado à construção de uma escola que atenderá a comunidade e os atletas das categorias de base coloradas.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul