Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga lança circular técnica durante encontro de pesquisa e extensão

Publicação:

encontro irga
Documento lançado durante evento aborda o manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil - Foto: Divulgação / Irga

O último dia do “Encontro Pesquisa-Extensão: Alinhamento Institucional em Temáticas Relevantes da Lavoura Arrozeira” do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), ocorrido na quarta-feira (10/7), foi marcado pelo lançamento da primeira circular técnica produzida pela autarquia.

O documento, assinado pelos professores Ibanor Anghinoni (Ufrgs) e Felipe Selau Carlos (Ufpel), enfoca o manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil e está disponível no site do Irga.

“Essa é a primeira circular técnica de uma série, pois concluímos que o Irga tem muitos assuntos com conhecimento consolidado que precisam ser repassados ao sistema produtivo. Já listamos cerca de 20 assuntos que serão transformados em circulares técnicas. Entre os temas que devem ser enfocados estão o manejo da cultivar Irga 431 CL, quebra da resistência da cultivar Irga 424 à brusone e a resistência das plantas daninhas aos herbicidas”, explica Anghinoni.

O “Encontro Pesquisa-Extensão: Alinhamento Institucional em Temáticas Relevantes da Lavoura Arrozeira” ocorreu de segunda (8/7) a quarta-feira na Estação Experimental do Irga em Cachoeirinha. Nos três dias foram apresentados e debatidos conceitos, fundamentos e atualizações sobre o manejo da cultura do arroz irrigado no sistema de produção.

“Nossos pesquisadores e extensionistas apresentaram, questionaram e debateram temas fundamentais do manejo da cultura do arroz irrigado no Estado. Temos que pensar na diversidade dos sistemas produtivos e, dentro dessa ótica, prospectar uma lavoura mais sustentável e rentável”, afirma o presidente da autarquia, Guinter Frantz.

Texto: Sérgio Pereira e Taís Forgearini/Ascom Irga
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul