Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

JucisRS e Banrisul iniciam parceria para divulgar a Certificação Digital

Publicação:

jucis
Presidentes do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota (E), e da JucisRS, Itacir Amauri Flores (D), iniciaram tratativas nesta segunda - Foto: Cibeliê Germani/Divulgação

A ampla divulgação de mais uma etapa do projeto Junta Digital, ou seja, Junta Sem Papel envolvendo a Certificação Digital, foi a pauta da reunião entre o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Itacir Amauri Flores, e o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, na manhã desta segunda-feira (1º), na sede central do Banco. A nova etapa da Junta Digital prevê que até 1º de dezembro todos os usuários do órgão de registro deverão ter acesso à Certificação Digital.

Ocorrendo de modo gradativo nas Juntas Comerciais do país, o certificado digital tem avançado na desburocratização dos processos que envolvem abertura de empresas. O documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros, e vice-versa, funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que a transação realizada via internet torne-se perfeitamente segura e legal.

Para o presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores, uma das vantagens da certificação digital é a redução de custos com papel, já que os documentos trafegam por meios eletrônicos. Ele acrescenta ainda que os usuários têm a opção de utilizar a assinatura digital permitindo a troca de documentos com autenticação e integridade de conteúdo, evitando assim fraudes e falsificações. “Estamos dando um importante passo para alavancar o empreendedorismo em nosso estado”, afirmou o gestor.

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, assegurou que não medirá esforços junto à diretoria do Banco para que a parceria entre as instituições seja firmada, inclusive com a criação de uma campanha publicitária sobre o Certificado Digital abrangendo várias mídias sociais, incluindo jornal, TV e rádio. A meta é que a Certificação Digital esteja disponibilizada aos empresários em todos os municípios gaúchos que tenham uma agência do Banrisul. O lançamento da campanha está prevista para o dia 24 de outubro.

Texto: Denise Rodrigues/Ascom JucisRS
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul