Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

JucisRS inova com Central de Atendimento ao Cliente

Publicação:

A Central de Atendimento ao Cliente começa a funcionar nesta segunda-feira
A Central de Atendimento ao Cliente começa a funcionar nesta segunda-feira - Foto: Denise Rodrigues/ Ascom JucisRS

Para atender à demanda de usuários e clientes, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) informa que, a partir desta segunda-feira (15), passa a contar com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), que vai centralizar todo o tipo de informação à população. A iniciativa foi viabilizada junto à Procergs com a aquisição do software 'Central de Manifestações', sistema utilizado com êxito por outros órgãos do Estado, como Tudo Fácil e Detran RS.

A nova ferramenta vai permitir o gerenciamento das demandas dos clientes da JucisRS, possibilitando o controle e a gestão das chamadas abertas pelos usuários, contendo o histórico de atendimento, que deve ser respondido em até três dias úteis.

Outra inovação é o espaço exclusivo para os postos de suporte ao telefone, com mais sete ramais, totalizando 12 - um aumento da capacidade de recebimento de ligações em 100%, além de mais estações de atendimento presencial. O horário de atendimento por meio do telefone também foi estendido (das 9h às 17h).

O secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, explicou que para normatizar o serviço de atendimento da autarquia foi elaborada a Ordem de Serviço 002/2017. “Com a regulação, a meta é tornar mais eficiente e seguro o atendimento aos usuários e clientes”, destacou.

Para promover a mudança, foi criado um novo espaço físico equipado com mobiliário, expansão da rede de telefonia e aquisição de aparelhos. “Queremos estreitar a relação com os clientes, possibilitando todos os canais de comunicação: presencial, eletrônico e telefones”, enfatizou. Os atendentes foram remanejados de outros departamentos e estão sendo capacitados para a função. Hoje, 21 pessoas trabalham no setor.

Signor enfatizou que essa etapa faz parte do processo de modernização da JucisRS. Com a implantação da Junta Digital e do Sistema de Registro Mercantil (SRM), em operação desde outubro, o Atendimento é o setor mais visado pelos usuários e clientes. “Nosso objetivo é atender à demanda dos profissionais que ligam diariamente em busca de informação técnica”, disse o secretário-geral.

Conforme Signor, o telefone é muito utilizado principalmente por clientes do interior do RS. O grande número de ligações acaba gerando um tempo maior de espera. Conforme dados da JucisRS, na sede em Porto Alegre, são recebidas em média 1.050 ligações telefônicas por mês. Por dia, são contabilizadas em torno de 240, oriundas não só do RS, mas de todo o país, inclusive, do exterior.

“Queremos que nossos clientes tenham suas dúvidas e quaisquer problemas resolvidos e isso será possível com a ampliação dos pontos e também com o horário de atendimento mais flexível”, enfatizou o secretário-geral.

Com a aquisição dos headsets (fones), Signor disse que o principal objetivo é agilizar ainda mais o serviço, além de garantir aos servidores uma melhor condição de trabalho (ergometria). Desenvolvido para linhas analógicas, o fone é ideal para quem trabalha com clientes, operadores de telemarketing e área comercial.

O chefe da Divisão de Atendimento da JucisRS, Silvio Moisés Ramão, disse que foi realizado um estudo e uma reprogramação dos pontos de chamada para melhor contemplar os clientes que buscam informações na Junta Comercial. Segundo Ramão, as dúvidas mais frequentes são as que se referem aos novos eventos do Sistema Integrar, emissão de Certidão On-Line, integração Documento Básico de Entrada (DBE) e viabilidade, entre outros.

“Nestes primeiros meses já era previsto que teríamos uma demanda maior por parte dos profissionais da área contábil”, finalizou, lembrando que uma das metas estabelecidas pelos gestores da JucisRS com a Junta Digital é a “excelência” no atendimento.

Ramão detalhou que os atendimentos da CAC terão um protocolo próprio. “Dessa forma, será possível acompanhar a evolução, o prazo de resposta da demanda e a tramitação pelos setores da Junta”, frisou. A implantação começará pelas demandas de atendimento, do 'Fale Conosco' e do site da JucisRS, onde serão integrados os canais de atendimento por telefone e presencial.

Texto: Ascom JucisRS
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul