Kits de irrigação serão entregues a pequenos produtores rurais em 36 municípios

Com investimento de R$ 1 milhão, kits vão beneficiar 371 pequenas propriedades rurais - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

O governo do Estado fez a entrega simbólica, nesta quarta-feira (5), no Palácio Piratini, dos kits de irrigação que serão utilizados nos 36 municípios selecionados pelo Programa de Irrigação Familiar (PIF). Os equipamentos, entregues às prefeituras no Dia Mundial do Solo, contemplarão 371 propriedades de acordo com critérios que levam em consideração a concentração de minifúndios e os menores índices de desenvolvimento humano/renda. O valor do investimento é de mais de R$ 1 milhão.

Sartori: "kits estimulam produção, levam melhorias aos agricultores e atendem quem não tem acesso às melhorias" - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

A parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) incentiva a pequena produção irrigada de hortigranjeiros, estimulando o consumo e a melhoria da qualidade alimentar da população rural. No próximo dia 13 de dezembro (quinta-feira), uma demonstração do funcionamento dos kits ocorrerá em Dia de Campo para técnicos das prefeituras beneficiadas em Charqueadas.

Após o treinamento de instalação, o governador José Ivo Sartori pediu aos prefeitos que acelerem a colocação em operação dos equipamentos nas zonas rurais. Os produtos, com capacidade para irrigar uma área de mil metros quadrados, reúnem caixa d'água, motobomba, tubos de plástico, rolo de cabo elétrico e peça de gotejamento. Os kits estão disponíveis para retirada das prefeituras no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A instalação será de responsabilidade dos municípios.

Sartori ressaltou a parceria com o Mapa, levando tecnologia até o campo e incentivando a economia rural e a produtividade. "Os kits de irrigação estimulam a produção, levam melhorias aos agricultores, mas, especialmente, porque atendem às pequenas propriedades que geralmente não têm acesso às melhorias", destacou.

Muitas frentes exemplificam o grau de importância para o pequeno produtor, desde criar o estímulo para quem tem necessidade; socorrer aos que enfrentam dificuldades climáticas; aumentar produtividade agrícola; e estimular feiras hortifrutigranjeiras municipais, enumera o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein. "Pode ser singelo, mas o kit tem a maior importância ao agricultor. É resultado de gota em gota resolvendo problemas", afirmou.

Seleção

Os agricultores foram selecionados de acordo com critérios como possuir declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), plano de uso da área a ser irrigada, energia elétrica e suprimento da água necessária. O prefeito de Jaguarão, Favio Telis, representando os demais municípios contemplados foi enfático: "Este ato de entrega de equipamentos vai representar um estímulo para os pequenos agricultores. É gigante a necessidade que temos nestas localidades em desenvolver a economia, sobretudo aos que produzem".

Prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e o deputado estadual Ernani Pólo, prefeitos e representantes de entidades rurais.

Municípios contemplados

Amaral Ferrador