Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite apresenta oportunidades de negócios a empresários uruguaios

Publicação:

leite palestra para empresários uruguaios
Governador detalhou medidas de reestruturação da máquina pública, de ajuste fiscal e de modernização do Estado - Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

O segundo dia da missão oficial do governador Eduardo Leite no Uruguai começou cedo nesta quarta-feira (21/8). Leite foi convidado pela Associação de Dirigentes de Marketing do Uruguai (ADM) para ministrar uma palestra e apresentar as oportunidades de negócios entre o Uruguai e o Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul.

A entidade dá ênfase à defesa e à promoção de pautas de interesse do empresariado. Atualmente, mais de mil empreendedores são associados à instituição, que já tem 70 anos e é presidida por Jorge Abuchalja.

O governador começou a fala lembrando que o Uruguai e o RS, também pela posição geográfica, têm muitos aspectos em comum. “Nossa fronteira tem 300 mil pessoas do lado uruguaio e 500 mil pessoas do lado do Rio Grande do Sul. Compartilhamos um sentimento de proximidade com a cultura desse país e esperamos ampliar a integração comercial e de negócios”, destacou.

Leite explicou, durante a palestra, que o RS, devido à localização estratégica, é uma porta de entrada para o Mercosul. O governador apresentou um vídeo de cerca de cinco minutos com as principais oportunidades de negócios disponíveis a empresários que queiram investir no Estado.

leite na ADM uruguai
“Estamos promovendo mudanças a fim de deixar o RS mais competitivo e mais atraente aos investidores”, garantiu o governador - Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

O programa RS Parcerias, detalhado pelo governador, prevê a cooperação com a iniciativa privada e envolve os setores de geração e transmissão de energia, distribuição de energia e gás, mineração de carvão, estradas, portos e canais, água e saneamento e bancário. 

O governador destacou ainda as medidas de reestruturação da máquina pública, de ajuste fiscal e de modernização do Estado, com a participação ativa da iniciativa privada por meio de parcerias público-privadas e de concessões. As ações que buscam redução de burocracia e de custos logísticos e tributários também foram lembradas. Depois da apresentação, o governador respondeu perguntas do público, composto principalmente por empresários.

A comitiva oficial é composta pelos secretários Cláudio Gastal (Governança e Gestao Estratégica), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), Fernando Estima (Superintendente do Porto de Rio Grande) e Paulo Morales (Chefe de Gabinete), além de deputados estaduais e federais.

Na terça-feira (20/8), o governador visitou o Porto de Montevidéu e uma embarcação da empresa ISL. Também esteve na Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento do Uruguai (Agesic) conhecendo a experiência uruguaia de gestão digital e teve uma reunião no Ministério do Transporte e Obras Públicas.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul