Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 50 cidades do RS já passaram da meta de vacinação contra a pólio e o sarampo

Publicação:

sarampo10
Mais de 700 doses já foram aplicadas no RS - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo já teve mais de 660 mil doses aplicadas no estado. Iniciada no último dia 6, a estratégia será realizada até a próxima sexta-feira (31). No momento, 53 cidades gaúchas já ultrapassaram a meta da campanha, que é alcançar ao menos 95% das crianças de 1 ano a menores de 5. Na média, a cobertura no RS está em 62,7%.

Entre as cidades com melhores números na campanha, há 33 que inclusive estão com coberturas acima dos 100%, o que acontece quando o número de crianças vacinadas é acima da estimativa populacional. Esse é o caso de Bom Progresso, no Norte do estado, com média de 132,5% do público atingido, sendo o município com cobertura maior no RS, tendo aplicado 220 doses das duas vacinas até o momento. Já Três Passos, município vizinho de Bom Progresso, é o único entre as cidades com mais de mil crianças na faixa etária a já passar da meta, tendo hoje cobertura de 101,4%.

Entre os que ainda não chegaram na meta, 128 cidades estão com alcance de entre 80% e 95%. Por outro lado, há 22 cidades do estado com dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações abaixo dos 50% de cobertura.

As 10 cidades do RS com melhores médias de cobertura:

1ª – Bom Progresso
2ª – São João do Polêsine
3ª – Novo Xingu
4ª – Vila Flores
5ª – São José do Inhacorá
6ª – Salvador das Missões
7ª – Guabiju
8ª – São Vendelino
9ª – Nova Araçá
10ª – Vista Alegre do Prata.

Vacinas

As vacinas utilizadas para esta estratégia são a vacina oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Esta também é uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.

A da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Sarampo

O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No RS, até o momento, são 16 casos confirmados.

Pólio

Também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. Neste modelo da campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Tire dúvidas no site do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (http://www.cevs.rs.gov.br/inicial).

Texto: Ascom SES
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul