Margs abre duas mostras neste início de mês

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria da Cultura abrem duas mostras no começo de abril. No dia 10, às 19h, inaugura a exposição 20 Anos de Litografia, de Miriam Tolpolar. A individual apresenta uma retrospectiva da carreira da artista, abordando diferentes épocas e temáticas. No dia 12, também às 19h, será a abertura da mostra Terra, do Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (NAVI). A coletiva apresenta o resultado do projeto Processos Pictóricos realizado pelo grupo. As mostras podem ser vistas de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca. 20 Anos de Litografia, de Miriam Tolpolar– Salas Negras A mostra apresenta litografias em papel e seda branca concebidas pela artista porto-alegrense entre 1986 a 2006. A exposição, formada por fragmentos de séries já expostas, traça um panorama cronológico da produção de Miriam apresentando obras de períodos distintos que dialogam entre si, seja em função das temáticas - a metamorfose, a mitologia, a memória e a lembrança, entre outras -, seja por meio dos formatos das gravuras - que vão de uma noção mais intimista até a ocupação de um suporte ampliado. Nas décadas de 80 e 90, a artista apresentou as séries Mitologias e A Solidão do Homem-Gato, repletas de cores vivas como vermelho, verde, rosa e laranja. Entre 90 e 2000, Miriam apresentou as mostras Crimes e Retratos, Corpo e Alma e Monolitos, nas quais iniciou sua pesquisa sobre a ampliação do suporte e das fronteiras da gravura sobre tecido. Nos últimos anos, as obras apresentam diálogos com a própria gravura enquanto linguagem, e também com a memória em função da série Meus Mortos, Meus Vivos. Na abertura da mostra, será lançado o site www.miriamtolpolar.com, contendo textos críticos de Armindo Trevisan, Danúbio Gonçalves, Mônica Zielinsky, Sandra Rey e Paulo Gomes, além do currículo e amostragem abrangente da produção da artista. Miriam Tolpolar é mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS e Professora de Litografia do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A partir de 1985 vem participando de Salões de Arte, exposições coletivas e Bienais de Gravura no Brasil e exterior. A artista participou do 11º Mini Print Internacional de Cadaqués, na Espanha, em 1991. Em 1984, Miriam ganhou o primeiro prêmio na categoria pintura no XIV Salão do Jovem Artista. Abertura: 10 de abril, às 19h, visitação: de 11 de abril a 6 de maio, de terças a domingos, das 10h às 19h. Entrada franca. Terra, do Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul – Galeria Iberê Camargo A exposição Terra é resultado do projeto Processos Pictóricos, que tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em pintura, especialmente os relacionados com pigmentos terrosos e suas possibilidades pictóricas. A exposição consiste em um painel formado por placas de MDF de dimensões diversas, elaborado com pigmentos terrosos, e mais 20 suportes no mesmo material que mostram o resultado da pesquisa de cores, desde as mais claras até o preto, obtido com a queima de sementes de uva. A exposição também inclui placas de acrílico que suportam as terras in natura, mostrando sua origem. Os pigmentos terrosos foram colhidos na região de Caxias do Sul, após um processo que inclui lavagem, decantação e secagem, no qual as terras de barranco são moídas e preparadas para resultarem tonalidades e texturas diversas. O resultado trouxe cores inusitadas, conferindo identidade e autenticidade à obra e transformando a palheta de cores. Com a técnica, foram obtidas 43 diferentes tonalidades, que vão do preto ao bege, passando pelos tons marrons, avermelhados, ferrugem, ocre, verde e amarelo. O projeto vem sendo desenvolvido no Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul desde 2004, sob a coordenação da artista plástica Odete Garbin. A mostra coletiva foi concebida por 14 artistas pertencentes ao NAVI. Abertura: 12 de abril, às 19h, visitação: de 13 a 29 de abril, de terças a domingos, das 10h às 19h. Entrada franca. As artistas de ambas as mostras estão disponíveis para entrevistas. Agendamento junto ao Núcleo de Comunicação do Margs. Imagens em alta resolução estão disponíveis para download na seção imprensa>imagens do site www.margs.org.br.