Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Max Sudbrack participa do Chapéu Acústico da Biblioteca Pública, dia 23

Publicação:

BPE de noite
Chapéu Acústico começa às 19h da terça, dia 23 de abril, na Biblioteca Pública do Estado, Centro Histórico da capital - Foto: Secom

Max Sudbrack (piano) e Matheus Pasquali (baixo acústico) mesclam irreverência e criatividade em um repertório de clássicos do jazz, do rock e da música popular brasileira, além de temas autorais, em Kind of Duo. Com linguagem jazzística, o show será atração do projeto Chapéu Acústico, dia 23 de abril, às 19h, na Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre.

Esse é o resultado do encontro entre dois músicos e amigos que estão há anos desenvolvendo um trabalho musical sólido e consistente na cena musical porto-alegrense. O repertório vai de Kurt Cobain a Tom Jobim, incluindo standards do jazz, temas autorais dos dois músicos, bossas e clássicos do rock adaptados para o formato duo.

Após tocarem com nomes como Jorginho do Trompete, Pedro Tagliani (Raiz de Pedra), Kula Jazz, entre outros, Max Sudbrack e Matheus Pasquali decidiram apostar no trabalho autoral em formato compacto, revisitando obras dos mais variados gêneros no formato jazzístico. Em março, a dupla lançou seu primeiro EP, com quatro temas autorais.

Max Sudbrack 

Max Sudbrack
Max Sudbrack, músico de 30 anos, iniciou no piano erudito aos seis anos de idade - Foto: Divulgação / Gabriela Carlotto

O músico de 30 anos iniciou no piano erudito aos seis anos. A partir de 2011 criou projetos como Kula Jazz, Kind of Blue com Jorginho do Trompete Quarteto, Cine Floyd e Sopro Cósmico. Paralelamente, participa de outros grupos: Mr. Jethro (Jethro Tull Cover), Roadhouse Band (The Doors Cover), Allseeone (MPB autoral) e Kind of Duo (jazz).

Em 2011, fez concerto no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, tocando obras virtuosas de Beethoven, Tchaikovsky e Chopin. Em 2014, lançou o disco Outono Psicodélico, da Sopro Cósmico e, no ano seguinte, Kula Jazz. Em 2018, lançou quatro EPs solos: O Monstro, Kind of Duo, Ministério da Fritura e Window of Reflection.

Sem cobrança de ingresso

Realizado conjuntamente pelo produtor Marcos Monteiro e Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria da Cultura –, o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as).

A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como nas performances de rua.

Chapéu Acústico 
Data: 23 de abril
Músicos: Max Sudbrack (piano) e Matheus Pasquali (baixo acústico)
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190, esquina com a General Câmara, Centro Histórico, Porto Alegre)
Informações: na BPE, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, Marcos Monteiro, via e-mail duearth@terra.com.br
Ingresso: contribuição espontânea

Texto: Ascom/BPE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul