Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cerca de 500 mil motoristas utilizam a CNH Digital no Rio Grande do Sul

Publicação:

CNH Digital DETRANRS
A CNH-e é acessível offline, mas é preciso estar atento ao nível de bateria e funcionamento do aparelho - Foto: Divulgação / DetranRS

Até a quarta-feira (11/3), 504.559 condutores haviam gerado a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) no RS, o que torna o Estado o terceiro da federação em número de CNHs Digitais em utilização. Em primeiro está São Paulo, com 1,3 milhão e, em segundo, Minas Gerais, com quase 565 mil usuários. No Brasil, são mais de 5,6 milhões. A CNH-e está disponível no RS desde dezembro de 2017.

Versão eletrônica da carteira de motorista, a CNH-e tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, podendo o condutor optar por utilizá-lo ou não. O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Outro pré-requisito é ter um documento impresso no novo modelo, com QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) no verso. Todos os documentos emitidos após 2 de maio de 2017 já têm esse modelo. Se o condutor ainda tem o documento antigo, sem o QR Code, pode esperar a próxima renovação ou pedir uma segunda via do documento em qualquer Centro de Formação de Condutores.

Dica importante

O DetranRS faz um alerta para aqueles que optarem por utilizar o documento digital. Embora a CNH-e seja acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho.

Para efeitos de fiscalização, se o equipamento estiver descarregado ou não estiver funcionando, será considerado que o condutor não está portando o documento. Ele será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Clique aqui para saber como fazer sua CNH Digital. 

Texto: Letícia Sielecki/Ascom DetranRS
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul