Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Memorial do RS resgata trajetória dos movimentos feministas no estado

Publicação:

Acervo Themis
Última semana do evento 'Ocupação Feminista: o tempo não para' conta com debate, estudos feministas e sarau - Foto: Divulgação Memorial do RS

Nesta quinta-feira (21), às 19h, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (primeiro andar), o evento 'Ocupação Feminista: o tempo não para' promove o debate Feminismos Contemporâneos (As novas gerações).

A atividade traz reflexão sobre a situação do movimento feminista no estado. Participam da mesa os seguintes nomes e entidades: Priscila Voight (Casa de Referência Mulheres Mirabal), Irimara Peixoto – Maraaa (Blogueiras Negras), Maria do Carmo Moreira Aguilar – doutora em História (Ufrgs, Coletivo Atinúké), Milena Cassal Pereira – doutoranda em Ciências Sociais ( Unisinos, Coletivo Atinúké), Priscila Fróes, artista plástica (Coletivo pela Educação Popular TransENEM), Monique Prada (ativista e escritora), Rossana Klippel e Roberta Mello (Coletivo Feminino Plural) e Denise Dora (ONG Themis). Entrada franca.

A exposição homônima, inaugurada em 9 de março, pode ser conferida até domingo (24), no primeiro andar do Memorial do RS. De terça a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 13h às 17h. Com curadoria de Ben Berardi, a mostra apresenta uma variedade de materiais gráficos e documentos relacionados ao movimento de mulheres no estado: cartazes, banners, estandartes, documentos, fotos e obras de arte relacionadas às atividades das entidades em prol da igualdade de gênero.

Na quarta (20) e quinta-feira (21), às 14h, no segundo andar, ocorre a Semana de Estudos Feministas, organizada pela Ação Educativa do Memorial do RS. Serão expostos – em formato de roda de conversa – pesquisas e trabalhos acadêmicos relacionados aos estudos da área de gênero e feminismos. A atividade é gratuita e conta com a apresentação de cerca de dez títulos como, por exemplo, 'Mulheres com direito à representação política: engajamento feminino em partidos políticos no RS', da acadêmica Gabriela Luiz Scapini.

Sábado (23), às 15h, está programado o Sarau Feminista para assinalar o encerramento do evento. A atividade literária, musical e poética traz leituras e declamação de poesias, além de apresentações musicais. Participam Monique Britto (cantora e compositora), Mayte Cristine (blog literário Tem Visita) e Atena Beauvoir Roveda (escritora).

Ocupação Feminista: o tempo não para

O evento tem realização do Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria da Cultura, em parceria com nove entidades representativas relacionadas à luta feminista no estado, que colaboraram na programação e colocaram seus acervos à disposição.

A proposta é traçar um panorama das principais iniciativas em torno do ideário feminista, resgatando e atualizado a temática no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A curadoria é de Ben Berardi e todas as atividades têm entrada franca.

Entidades parceiras: Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Coletivo Feminino Plural, Acmun (Associação Cultural de Mulheres Negras), Igualdade (Associação de Travestis e Transexuais do RS), LBL (Liga Brasileira de Lésbicas RS), ONG Maria Mulher, Marcha Mundial de Mulheres, Casa de Referência Mulheres Mirabal e Coletivo Atinúké.

Ocupação Feminista: o tempo não para

Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul.

Exposição: de 9 a 24, no primeiro andar (salão principal); de terça a sábado, das 10h às 19h, domingo, das 13h às 17h.

Debate 'Feminismos Contemporâneos (As novas gerações)': quinta-feira (21), às 19h, no auditório do primeiro andar.

Semana de Estudos Feministas: quarta (20) e quinta-feira (21), às 14h, no segundo andar.

Sarau Feminista: sábado (23), às 15h, no primeiro andar.

Entrada franca.

Local: Memorial do Rio Grande do Sul – Rua Sete de Setembro, 1.020 (praça da Alfândega), Centro Histórico de Porto Alegre

Texto: Mariângela Machado/ Ascom Cultura
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul