Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Memorial do RS sedia 21º Congresso Guadalupano

Publicação:

congresso fluxos migratórios
O colóquio aborda as imigrações na formação das identidades nacionais e o momento geopolítico atual - Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul irá sediar, nos dias 16/9 e 17/9, o 21º Congresso Guadalupano, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, na capital. O Estado foi escolhido por sua adesão à cultura hispânica americana, e o colóquio aborda as imigrações na formação das identidades nacionais e o momento geopolítico atual.

O congresso se inicia na segunda (16/9), às 9h30. A promoção é da Asociación del Colegiales del Mayor Nuestra Señora de Guadalupe (Madrid/España), por intermédio do Capitulo de Porto Alegre. “Os novos fluxos imigratórios e o nacionalismo” é o tema desta edição.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 9h, quando ocorre a entrega do material. A recepção aos convidados conta com autoridades consulares e a apresentação do bailado gaúcho y mariachis, às 10h30.

Trata-se de um seminário de acadêmicos e intelectuais da Casa Hispânica Americana Nossa Senhora de Guadalupe de Madri, realizado a cada dois anos de forma alternada, entre Espanha e América Latina. O evento é direcionado a autoridades públicas, gestores de comunidades, lideres sociais, acadêmicos, historiadores e demais interessados no tema que implica gerenciamento de politicas públicas sobre a imigração.

Com o fim da integração entre os povos oriundos e formados pela cultura ibero-americana, adensados na América pela inserção dos imigrantes europeus, o congresso busca discutir temas atuais que envolvam os dois continentes, cooperando com as comunidades e governos locais em suas políticas públicas. Busca uma reflexão sobre os rumos da geopolítica no reordenamento do capital e das forças de trabalho, que impactam nas imigrações, cujos resultados atingem as comunidades locais.

21º Congresso Guadalupano

Dias 16 e 17 de setembro, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul
Inscrições gratuitas no local, às 9h do dia 16/9

Confira a programação

16/9 (segunda-feira) 

15h – A imigração em Europa, com Gonzalo Sáenz de Buruaga, economista e produtor cultural

Graduado em Direito e Ciências Econômicas, professor de Economia Regional e Mundial em três universidades de Madrid e membro da OCDE, Paris. Conselheiro da Europa em Estrasburgo. Negociador de Espanha com a Comunidade Econômica de Europa, Bruxelas. Ex-presidente da Associação Guadalupana e atualmente presidente do Arquivo “Val Del Omar”, cujo legado está no Museu Nacional Rainha Sofia de Madri.

16h – Os novos fluxos imigratórios no México e Centro América, com Carlos Casillas Velez

Diplomado em Direito pela Universidade La Salle da Cidade do México. Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Ex-diretor da Escola de Direito e diretor-fundador da Escola de Relações Comerciais Internacional na Universidade Intercontinental.

17h – Os fluxos imigratórios na formação de América Portuguesa, com o professor Luís Cláudio Knierim

Graduado em História pelo Centro Universitário Metodista. Professor da Secretaria de Educação do RS, ex-diretor da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.

17/9 (terça-feira)

9h – Mobilidade dos imigrantes empreendedores desde das indústrias culturais, com Mirian Jiménez Sosa

Coordenadora de temas na Agenda na Organização Nacional Indígena de Colômbia (ONIC), na Universidade Francisco de Vitoria/Madrid e na República Dominicana. Atualmente é pesquisadora na Universidade Francisco de Vitoria. 

9h45 – O Pacto Global das migrações, com Joseane Schuch Pinto

Professora, advogada especialista em Relações Internacionais e pesquisadora do tema Imigrações e Refúgio.

10h45 – Legislação migratória, com Márcia Costa Abreu

Advogada do Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (SAJU/UFRGS). Idealizadora e monitora do Grupo de Estudos sobre Imigração, Refúgio e Proteção Internacional da OAB/RS.

Texto: Mariângela Machado/Ascom Memorial do RS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul