Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mês a Mês na História aborda festas natalinas, praias e repressão durante a Ditadura Militar

Publicação:

farol30
Entre o material apresentado, haverá documentos do século XIX sobre a construção do Farol de Itapuã - Foto: Foto Ferrari/Acervo AHRS

O público pode conferir a partir de terça-feira (4), no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, a exposição de dezembro do projeto Mês a Mês na História. Esta edição apresenta três eixos distintos: o Natal com seus antigos cartões de felicitações, a praia como espaço de lazer e local de investigação científica, e o período de repressão durante a Ditadura Militar com o Ato Institucional nº 5. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada até o dia 30 de dezembro.

Entre os materiais apresentados, há um estudo sobre vestígios arqueológicos dos sambaquis de Torres, realizado pelo historiador, geógrafo e juiz de Direito, Ruy Ruben Ruschel. E também estarão expostos documentos do século XIX sobre a construção do Farol de Itapuã. Serão exibidos ainda registros policiais das agressões a um garoto de 16 anos e sua mãe, além da perseguição aos funcionários públicos e opositores do Regime Militar no Brasil por meio do Ato Institucional nº 5.

torres30
Cartão-postal antigo da praia de Torres e suas formações rochosas - Foto: Acervo AHRS

A pesquisa e os textos foram elaborados por parte da equipe do Arquivo Histórico do RS – a historiógrafa Rejane Penna Martins, a arquivista Vivian Eiko Fujisawa e os acadêmicos de História Carlos Eduardo Pereira e Alan Ricardo Schimidt Pereira.

Sobre o Mês a Mês na História

O projeto idealizado e realizado pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – completou um ano em julho de 2018. A proposta busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias com a exposição de documentos originais do acervo do AHRS, relacionados a contextos e assuntos de interesse da comunidade, que revelam um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

SERVIÇO

Pauta: Mês a Mês na História (edição de dezembro)

Quando: de terça-feira (4) a domingo (30 de dezembro)

Onde: Memorial do RS (1º andar) - Rua Sete de Setembro, nº 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca.

Texto: Mariângela Machado/Memorial do RS/Sedactel
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul