Parceria entre Ministério Público e governo do Estado reforça Segurança com mais viaturas

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 24.04.2018: O governo do Estado recebeu, nesta terça-feira (24), uma doação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) composta de sete viaturas para as forças de segurança. Os veículos serão destinados para a Brigada Militar
A entrega das viaturas - quatro para a Polícia Civil e três para a Brigada Militar - aconteceu no Palácio Piratini - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

'Integração' foi a palavra mais citada pelas autoridades durante a solenidade de doação de sete viaturas, adquiridas pelo Ministério Público, para as Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Sul. Estava nos discursos do governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen. Uma demonstração de sintonia no combate à criminalidade.

A entrega das viaturas – quatro para a Polícia Civil e três para a Brigada Militar – aconteceu na manhã desta terça-feira (24), no Palácio Piratini. Ao todo, os veículos custaram R$ 752 mil. O dinheiro veio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e Ação Civil Pública, conforme explicou Dallazen: “Os recursos vêm da atuação do Ministério Público. Neste caso, das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor. Verificando ilícitos nessas áreas, fizemos um acordo com aqueles que causaram poluição ambiental e cobramos daqueles que violaram os direitos do consumidor. Só que os recursos, em vez de virarem multas ou irem para fundos, foram canalizados para a compra de veículos para a Segurança Pública. É muito importante, porque demonstra uma integração operacional, que vem trazendo grandes resultados ao Estado”.

Dallazen ressaltou que a iniciativa demonstra uma integração operacional, que vem trazendo grandes resultados ao Estado - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Schirmer foi na mesma linha: “Temos uma relação muito positiva com o Ministério Público, não apenas na questão de viaturas e equipamentos – que, obviamente, são muito importantes –, mas não se resume a isso. Então, essa doação é o simbolismo. A integração é a compreensão, cada vez mais presente, de que todas as instituições e pessoas do lado do bem têm que se somar no combate à violência e à criminalidade”.

Para a Brigada Militar, são três carros Renault Duster, no valor de R$ 73 mil cada, que irão para o 9º Batalhão, na Região Central de Porto Alegre. No caso da Polícia Civil, são quatro veículos, em um total de R$ 532 mil: duas caminhonetes Toyota Hilux, um carro Toyota Corolla e uma caminhonete Fiat Toro. Os três primeiros irão para a Delegacia do Consumidor, em Porto Alegre, e o último para a Delegacia do Meio Ambiente, também na capital.

Os recursos, no total de R$ 752 mil, são originários de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e Ação Civil Pública - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador destacou a importância de unir esforços. “Saudamos esta iniciativa do Ministério Público que, sem dúvida, reforça a harmonia entre os poderes. Isso é fundamental no momento que vivemos. Se não trabalharmos em conjunto, será muito mais difícil transformar o futuro para melhor. Temos aqui mais uma ação que nos motiva. É isso que a sociedade espera de nós. Que a gente descruze os braços, arregace as mangas e contribua com aquilo que podemos. As pessoas querem segurança. E todos precisam fazer sua parte”.

Sartori também lembrou outras parcerias na área da Segurança Pública, como, por exemplo, a doação de 46 viaturas e equipamentos pelo Instituto Cultural Floresta (uma organização de empresários) e a aquisição de 35 viaturas pela prefeitura de Canoas (dentro do Sistema de Segurança Integrada com os municípios).

Sartori disse que a Segurança Pública sempre foi prioridade e os resultados são a redução dos índices de criminalidade - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

“Segurança sempre foi uma prioridade. Os resultados não aparecem do dia para a noite. Mas muita coisa já está acontecendo, como a redução dos índices de criminalidade no RS. Somente juntos vamos conseguir construir o Estado que queremos”, reforçou o governador.

Também participaram da cerimônia o vice-governador José Paulo Cairoli; o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa; a secretária de Comunicação, Isara Marques; o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt; e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda.

00:00:00/00:00:00

Brigada Militar e Polícia Civil recebem doações de viaturas do Ministério Público Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Felippe/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom