Mostratec terá Festival Maker de Robótica em Novo Hamburgo

maker55
O evento é destinado a instituições públicas e privadas, e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker - Foto: Divulgação

O Festival Maker Mostratec de Robótica, que acontece de 23 até 25 de outubro na Fenac de Novo Hamburgo, é um evento integrado à Mostratec focado na divulgação da cultura do “faça-você-mesmo” com ênfase na robótica educacional livre. É destinado a instituições públicas e privadas, e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker, escolas com projetos de robótica, fab labs, makerspaces, palestrantes e voluntários.

PROGRAMAÇÃO:

Desafio de Robótica Unisinos (3ª edição) (23 e 24 de outubro)
Inscrições: http://www.unisinos.br/eventos/desafio-robotica-unisinos-3-edicao-exdru3

IIIª Olimpíada Municipal de Robótica de Novo Hamburgo (25 de outubro)

Mostra de Robótica Livre e Cultura Maker (23 a 25 de outubro)

Lab Maker Liberato (23 a 25 de outubro)

3º Encontro de Robótica Educacional Livre e Cultura Maker (23 e 24 de outubro)

Espaço Programaê (23 a 25 de outubro)

Desafio OnStage/Dança de Robôs (23 e 24 de outubro)

Como funciona?

Desafio Unisinos de Robótica

Desafio de robótica educacional da Olimpíada Brasileira de Robótica onde o robô de cada equipe deve seguir de maneira autônoma uma linha demarcada na pista, superando obstáculos, e resgatar a “vítima”. Participam escolas de nível fundamental em uma categoria e escolas de nível médio e técnico em outra categoria.

IIIª Olimpíada Municipal de Robótica

Desafio de robótica para escolas municipais de nível fundamental organizado pelo Cepic (Centro Municipal de Tecnologia Educacional) e pela Diretoria de Inclusão Digital de Novo Hamburgo.

Mostra de Cultura Maker e Robótica Educacional

Espaço destinado a instituições públicas e privadas, hobistas e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker, escolas com projetos de robótica, fab labs e makerspaces para que mostrem seus projetos e trabalhos desenvolvidos na área da cultura maker e robótica educacional.

Lab Maker Liberato e parceiros

Espaço disponibilizado para o visitante colocar a “mão na massa”. Serão disponibilizadas neste local impressoras 3D, ferramentas manuais, placas de controle e componentes eletrônicos (uso interno) e sucata de equipamentos eletrônicos para reutilização das peças. Haverá pessoas de diversas áreas da tecnologia para trocar ideias e auxiliar os visitantes em seus projetos.

3º Encontro de Robótica Livre e Cultura Maker

Atividades relacionadas com a robótica educacional utilizando ferramentas livres disponíveis na internet. Palestras, oficinas, relato de experiências sobre a utilização da robótica livre como ferramenta pedagógica aplicada em sala de aula. É aberto para diferentes públicos. Professores e professoras que queiram iniciar trabalhos de robótica em sua escola terão a oportunidade de conviver com colegas de diferentes áreas que já trabalham com essa ferramenta em sala de aula.

Espaço Programaê

Destinado a atividades direcionadas à introdução da linguagem de programação e o pensamento computacional nas práticas pedagógicas, garantindo subsídios para que os alunos sejam protagonistas desse processo. Serão realizadas oficinas e palestras abertas ao público visitante com ênfase em escolas de nível fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

Desafio OnStage / Dança de Robôs

Este desafio consiste de um ou mais robôs interagindo junto a humanos. Tanto os robôs como os membros da equipe devem estar caracterizados e se movendo de forma criativa, interativa e colaborativa.

Texto: Luis Eduardo Selbach/Ascom Fundação Liberato/Mostratec
Edição: André Malinoski/Secom