Museu apresenta recital com canções renascentistas e barrocas

Espetáculo "Música, alimento do amor" faz parte da programação de final de ano da instituição - Foto: Divulgação

O Museu Julio de Castilhos apresenta no dia 24 de novembro o espetáculo atmosférico Música, alimento do amor. O evento faz parte da programação de final de ano da instituição e ocorre às 18h, no Salão Nobre, com um happy hour com temas renascentistas e recital dos músicos Andiara Mumbach (voz) e Fernando Rauber (cravo).

O espetáculo é ambientado no período Elizabetano (1558-1603), final da dinastia dos Tudor, apogeu da Renascença na Inglaterra, especialmente rica na música e na literatura, tendo em Shakespeare um de seus maiores expoentes. É também o período das grandes navegações e intercâmbios europeus que irão formar o panorama cultural da época das primeiras colônias no Brasil.

No repertório de Andiara e Rauber, canções inglesas renascentistas e barrocas dos compositores Thomas Morley (1557-1602), John Dowland (1563-1626), Robert Johnson (1583-1633) e Henry Purcell (1659-1695), intercaladas por solos para cravo do Fitzwilliam Virginal Book, coleção para teclado das eras Elizabetana e Jacobina na Inglaterra. A direção de arte de Música, alimento do amor é da artista plástica Cláu Paranhos.

Sobre os artistas

A soprano Andiara Mumbach é formada em canto pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da UFSM e preparadora vocal do Coro de Câmara da mesma instituição.

Fernando Rauber é Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra a Orquesta de Caxias do Sul e o grupo porto-alegrense Sphaera Mundi Orquestra. Foi um dos laureados no concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em 2006 e, em 2007, selecionado para ser bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, NY, Estados Unidos.

Cláu Paranhos é artista, arte educadora, agente cultural e pesquisadora na área de artes visuais. É Mestre (UFPel), Licenciada e Bacharel (UFRGS) em Artes Visuais. Participa e produz oficinas, exposições e ações artísticas individuais e coletivas. Atualmente, cria as Bonecas Feias, produção poética que questiona os padrões culturais do corpo. Atua no Conselho Municipal de Cultura na cidade de Pelotas, é presidente da Associação de Amigos do Museu Júlio de Castilhos e vice-presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.

Espetáculo: Música, Alimento do Amor

Data: Sábado (24), às 18h

Local: Museu Júlio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico)

Ingressos: R$ 40 inteira | R$ 20 para idosos e estudantes | Amigos do Museu Júlio de Castilhos tem 20% de desconto