Não podemos modificar a lei de Licitações para facilitar a vigarice, diz Sartori

Advertência foi feita por Sartori durante abertura do Sergs Debates, tradicional evento da Sociedade de Engenharia do RS - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

"Nunca foi tão necessário debater, revisar, evitar retrocessos e propor avanços na legislação. As relações mudaram nestes 25 anos (que vigora a lei de Licitações), mas não podemos modificar para facilitar a vigarice", advertiu o governador José Ivo Sartori. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (16), durante a abertura do Sergs Debates, tradicional evento da Sociedade de Engenharia do RS. O tema desta edição é Propostas para evitar graves retrocessos na Lei de Licitações (8.666/1993) que levaram à Lava-Jato.

A intenção do debate é evitar que o novo texto, em discussão na Câmara dos Deputados, autorize o uso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) por todos os órgãos públicos. O presidente da Sergs e autor da Lei 8.666/1993, Luiz Roberto Ponte, argumentou que "foi justamente este dispositivo (RDC) e outros semelhantes que, descumprindo a Constituição e a Lei das Licitações, viabilizaram o escárnio da corrupção da Lava-jato e nas obras da Copa".

"Tenho 40 anos de vida pública, e nunca testemunhei uma crise política como essa, a realidade enfadonha do ponto de vista econômico e social tão aguda. O Brasil precisa ser passado a limpo, doa a quem doer", afirmou o governador.

Governador: "O Brasil precisa ser passado a limpo, doa a quem doer"
Governador: "O Brasil precisa ser passado a limpo, doa a quem doer" - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Sartori ressaltou ainda que a sociedade mudou e o processo democrático exige do setor público uma nova postura. "Eu acredito sempre na boa política, que trabalha para que as pessoas tenham acesso a serviços públicos eficientes. Cada um de nós serve à sociedade e não a si mesmo. É assim, com transparência e respeito ao dinheiro público, que vamos construir o futuro que todos nós queremos. Precisamos pensar no país que deixaremos às próximas gerações. Repito: o país precisa ser passado a limpo. E estamos fazendo a nossa parte", enfatizou.

Ponte lembra que a legislação foi concebida para coibir a corrupção nas licitações públicas no país na época do governo Collor. Para licitar uma obra, a lei obriga a existência prévia de um projeto qualificado com orçamento correto de conhecimento da sociedade, a fixação de valor máximo para aceitação das propostas, além de um limite de 25% para todos os acréscimos contratuais. "Bastaria o cumprimento dessas três condições para impossibilitar prejuízos ao erário provocados por cartéis de empreiteiros, mesmo que ocorresse reunião das empresas, como ocorreu na Lava Jato", defendeu Ponte.

Ponte lembrou que legislação foi concebida para coibir corrupção nas licitações públicas na época do governo Collor - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O relator da matéria na Câmara dos Deputados, João Arruda, disse que será necessário alterar o texto da nova lei que já foi aprovado no senado em 2016. Embora garanta que vá entregar um relatório tentando manter ao máximo a redação final consagrada pelos senadores, confirmou que fará alterações, como o aprimoramento de prazos fixados que serão estabelecidos na nova legislação. Caso o texto seja realmente alterado, o projeto terá que voltar ao Senado.

Prestigiaram o evento o ex-senador Pedro Simon; o prefeito de Porto Alegre em exercício, Gustavo Paim; os secretários estaduais dos Transportes, Humberto Canuso, e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; os deputados federais Jones Martins e José Stédile; o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo Da Camino; vereadores e representantes de entidades civis organizadas.

00:00:00/00:00:00

Sartori debate nova Lei de Licitações na Sociedade de Engenharia

Sartori debate nova Lei de Licitações na Sociedade de Engenharia Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Mirella Poyastro