No dia do aniversário de Santa Rosa, BM forma 88 soldados no município

Formatura BM Santa Rosa 30
Cerimônia de formatura de 88 soldados da Brigada Militar foi realizada no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

No dia em que Santa Rosa completa 88 anos de emancipação, a Brigada Militar formou no município o mesmo número de policiais militares. A cerimônia de formatura dos 88 novos soldados ocorreu na manhã deste sábado (10/8), no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, com a presença do governador Eduardo Leite.

Paraninfo da turma, Leite parabenizou os policiais recém-formados pela escolha em servir e proteger a população. "As forças policiais são responsáveis pela manutenção da ordem, e é o esforço desses profissionais que garante a segurança e a tranquilidade do povo gaúcho", afirmou, agradecendo a turma pela dedicação.

Formatura BM Santa Rosa 12
Paraninfo da turma, o governador Leite parabenizou os policiais recém-formados pela escolha em servir e proteger a população - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

"Peço que sigam com o coração aquecido pela motivação com que entraram nesta grande missão, e que mantenham a força necessária para cumpri-la. Vão às ruas e mostrem valor e constância nessa ímpia e injusta guerra que se trava no dia a dia", concluiu, parafraseando o hino do Rio Grande do Sul.

O nome da turma que se formou neste sábado homenageou o soldado Bruno Engroff, morto em serviço em 2017. Irmão de Bruno, Gustavo Engroff foi um dos formandos e recebeu, ao lado da família, uma homenagem da BM e do governador pela memória do irmão.

Formatura BM Santa Rosa 8
Família do soldado Bruno Engroff, morto em serviço, recebeu homenagem do governador e da BM: irmão de Bruno, Gustavo agora é PM - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O agora soldado Engroff disse estar ansioso para sair às ruas e combater o crime em nome da Brigada Militar, instituição pela qual o irmão tinha grande carinho e da qual o pai também faz parte, hoje como sargento da reserva.

"É uma instituição na qual sempre tive muita confiança. Tendo meu pai brigadiano em casa, sempre vestimos a camisa da Brigada. É muito gratificante poder, agora, construir a minha carreira como ele e meu irmão", contou.

Entre os policiais recém formados, 69 são homens e 19, mulheres. Eles fazem parte de um total de 1.965 alunos-soldados que concluíram o curso superior de Tecnologia em Aplicação da Polícia Militar iniciado em novembro do ano passado.

Formatura BM Santa Rosa 36
Entre os 88 novos policiais formados no município, 19 são mulheres - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A distribuição do novo efetivo será realizada de forma estratégica para garantir que nenhuma cidade do Rio Grande do Sul tenha menos de cinco PMs, além de complementar as guarnições do Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Durante a solenidade, o governador recebeu o troféu "Semeador" como homenagem da prefeitura de Santa Rosa. "É uma homenagem pelas boas ações que o governador está semeando em prol do desenvolvimento do nosso Estado e município, como os voos regionais que passam a sair de Santa Rosa a partir do dia 20 de setembro", disse o prefeito Alcides Vicini.

Encerrada a cerimônia em Santa Rosa, o governador Leite seguiu para Santo Ângelo, onde haverá a formatura da última turma de novos soldados da BM.

00:00:00/00:00:00

No dia do aniversário de Santa Rosa, BM forma 88 soldados no município

No dia do aniversário de Santa Rosa, BM forma 88 soldados no município Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Thamíris Mondin