No Ministério de Transporte, Leite trata de temas relacionados ao transporte hidroviário e viário

URUG Ministerio de Transportes 1
Governador e autoridades uruguaias falaram sobre a hidrovia do Mercosul, importante eixo para o intercâmbio comercial - Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

Depois de conhecer o funcionamento do porto de Montevidéu e se reunir com a diretoria da empresa ISL, especializada em embarcações, o governador Eduardo Leite deu seguimento à agenda que cumpre na capital uruguaia. No final da tarde desta terça-feira (20/8), o governador foi ao Ministério de Transporte e Obras Públicas, acompanhado da comitiva oficial.

Leite foi recebido pelo encarregado do ministério, o diretor de Planejamento e Logística, Pablo Genta. Entre os assuntos discutidos, o governador e as autoridades uruguaias falaram sobre a hidrovia do Mercosul, um dos mais bem estruturados sistemas hidroviários no país. Via de mão dupla entre Brasil e Uruguai, é um eixo importante para o intercâmbio comercial entre os países.

“Temos bom encaminhamento a partir da disponibilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de investir em dragagem em trechos do canal São Gonçalo e na Lagoa Mirim para garantir a navegabilidade nessa hidrovia. Assim, esperamos que o Ministério de Transporte uruguaio esteja estimulando interessados privados a se instalarem nos rios Cebollatí e Tacuarí, no país vizinho, para viabilizar a operação“, detalhou o governador.

A hidrovia abrange 309 municípios brasileiros, entre os quais Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e cidades da Região Metropolitana, onde é composta por trechos navegáveis da Lagoa Mirim, do rio Jaguarão, do Canal São Gonçalo, da Lagoa dos Patos, do Guaíba, do rio Jacuí, do rio Camaquã, do rio Taquari, do rio dos Sinos, do rio Gravataí e da bacia do rio Uruguai. No lado uruguaio, contempla a Lagoa Mirim e seus afluentes, especialmente os rios Jaguarão, Cebollatí e Tacuarí.

A segunda pauta foi o aeroporto internacional de Rivera, a 10 quilômetros da cidade de Rivera, na fronteira com Santana do Livramento. O aeroporto é público e administrado de forma compartilhada pelos governos brasileiro e uruguaio, sendo, portanto, um aeroporto binacional.

Voos para o aeroporto de Rivera

Uma das questões discutidas foi a utilização do aeroporto de Rivera pelas companhias aéreas Gol e TwoFlex, que recentemente confirmaram seis novos voos regionais da capital para o interior gaúcho. Como não há estrutura aeroportuária adequada em Santana do Livramento, uma das cidades contempladas, os aviões precisarão pousar do outro lado da fronteira, em Rivera.

No encontro, o diretor Genta transmitiu ao governador a permissão do ministério para a utilização do aeroporto. As autoridades uruguaias também aproveitaram para pedir a Leite e ao presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes, que solicitem, com a Gol e a TwoFlex, um voo entre Rivera e Montevidéu. O governador explicou que, agora, espera que a negociação entre o Uruguai e as companhias aérea leve à redução das tarifas.

Outro tema abordado foi a situação da ponte Mauá e a construção de uma ponte entre Jaguarão, no RS, e Rio Branco, no Uruguai.

A comitiva oficial é composta pelos secretários Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), Fernando Estima (superintendente do Porto de Rio Grande) e Paulo Morales (chefe de Gabinete), além de deputados estaduais e federais.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom