Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota oficial sobre renúncia da Shanghai Electric em investimento no RS

Publicação:

Com renúncia da Shanghai, próximo passo da Aneel será iniciar declaração de caducidade da concessão na terça (25)
Com renúncia da Shanghai, próximo passo da Aneel será iniciar declaração de caducidade da concessão na terça (25) - Foto: Divulgação

É com surpresa que recebemos a notícia de que a Shanghai Electric não vai apresentar garantia para assinar o Termo Aditivo ao Contrato de Concessão nº 001/2015, em que se compromete a realizar investimento de R$ 4 bilhões no Rio Grande do Sul. Este comprometimento foi reiterado pela recente abertura da Sociedade de Próposito Específico (SPE) no estado, além de suas declarações públicas de interesse sobre este negócio estratégico.

Com a apresentação da carta de renúncia da Shanghai, o próximo passo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será iniciar o processo de declaração de caducidade da concessão na próxima terça-feira (25). Neste processo, a Eletrosul deverá ter prazo pré-determinado para apresentar sua defesa e/ou nova alternativa de assunção deste negócio.

Reafirmamos a importância estratégica do empreendimento do Lote A não somente pela sua capacidade de escoar energia - especialmente nos novos parques eólicos em projeto no Estado - bem como a sua importância como investimento, gerando emprego e renda.

Secretaria de Minas e Energia
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul