Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova operação investiga construção de túnel na Cadeia Pública

Publicação:

Nova operação investiga construção de túnel na Cadeia Pública
Foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva - Foto: Divulgação Polícia Civil

O Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a segunda fase da Operação Santo que desarticulou, em fevereiro deste ano, a construção de um túnel para fuga em massa de apenados da Cadeia Pública de Porto Alegre. Onze mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva foram cumpridos em oito municípios.

De acordo com o delegado Rafael Pereira, titular da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), a ação tem o objetivo de colher mais provas sobre a ligação dos novos investigados com os quatro detentos apontados como mentores e as nove pessoas presas após a descoberta do plano. "Os investigados alvos da ação de hoje, são pessoas intimamente ligadas aos presos da facção que financiou a construção do túnel para a fuga de pelo menos mil indivíduos durante o feriado do carnaval", afirmou.

Após as buscas em Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Montenegro, as pessoas levadas coercitivamente para prestar depoimento serão ouvidas para que se esclareça a participação de cada uma delas no plano interrompido pela polícia.   

Segundo o delegado Mario Souza, acredita-se que estas pessoas eram uma espécie de ligação entre os presos e os executores da obra. "Além disso, existe a suspeita de que o grupo financiou as escavações com roubos a bancos e de veículos, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Outro fato a ser apurado é a possível cobrança de valores para fuga de presos que não fossem ligados à facção e até mesmo indivíduos de outros grupos criminosos", falou.

Os nove envolvidos na construção do túnel já foram indiciados e denunciados, pelo Ministério Público, por organização criminosa e facilitação de fuga de presos. Oito pessoas foram detidas no interior do túnel e uma pessoa foi presa em Sapucaia do Sul, no mesmo dia da ação.


Texto: Larissa F. Beretta/Ascom Polícia Civil
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul