Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo cônsul-geral da Alemanha é recebido pelo governador Sartori no Palácio Piratini

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 09.11.2018: O governador José Ivo Sartori recebeu na manhã desta sexta-feira, 9, a visita cortesia do cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Thomas Schmitt destacou que os contatos e as relações entre a Alemanha e o Estado já são bastante estreitos - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta sexta-feira (9), no Palácio Piratini, a visita do novo cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt. O diplomata assumiu o cargo em setembro deste ano no lugar de Stefan Trauman que agora atua na Nigéria.

“O senhor está substituindo uma grande pessoa e um grande amigo, que atuou no papel de unir os empresários. Desde 2015, o governo do Estado mantém uma boa relação com o corpo consular do mundo todo. Começamos um trabalho conjunto muito importante que traz benefícios para o Rio Grande do Sul e para os países parceiros”, destacou Sartori.

Schmitt era ministro da embaixada da Alemanha em Lima, no Peru. No Rio Grande do Sul, o novo cônsul destacou que os contatos e as relações entre o país e o Estado já estão bastante estreitos e que a visita serviu para pedir dicas e conselhos para seu trabalho futuro.

“Vamos continuar o trabalho no nível das empresas, das ONGs, dos cidadãos, além de atuar no universo cultural e linguístico. Para a gente, é importante o papel do alemão nas escolas, nas universidades, para dar às crianças e às novas gerações a possibilidade de viajar, aprender e trabalhar em outros países, como a Alemanha”, afirmou Schmitt.

Sartori colocou à disposição do novo cônsul a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) para que ele conheça os projetos em andamento no Rio Grande do Sul, assim como a estrutura de parques e polos tecnológicos e universidades.

O Consulado-Geral da Alemanha em Porto Alegre tem competência para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Confira, abaixo, o vídeo:

https://youtu.be/F-IGMg1l_fA

Texto: Cassiane Osório/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul