Novo lote de vacinas contra gripe é distribuído para todo o Estado

vacinas contra influenza lote 3
As doses da vacina contra influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) são destinadas às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde - Foto: Ascom SES

A Secretaria da Saúde (SES/RS) encerrou na manhã desta terça-feira (31/3) a distribuição de 376 mil doses da vacina contra Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Este é o terceiro lote da primeira etapa, destinada a pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.

Ainda na segunda-feira (30/3), o município de Porto Alegre, assim como a 1ª e a 2ª coordenadorias, que abrangem 66 municípios da Região Metropolitana, começaram a distribuição. Desde as 8h30 equipes destas regionais acondicionavam as doses em caixas para que os municípios buscassem a partir das 13h30.

Também buscaram suas doses a 5ª CRS (sede em Caxias do Sul, com 49 municípios), 16ª CRS (sede em Estrela, com 37 municípios), 18ª CRS (sede em Osório, 23 municípios), 12ª CRS (sede em Santo Ângelo, com 24 municípios) e 17ª CRS (sede em Ijuí, com 20 municípios).

“Hoje (31/3) pela manhã, os motoristas das demais coordenadorias chegaram cedo, entre 8h e 9h, e aí encerramos a distribuição”, informou a farmacêutica Tatiana Castilhos, da Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da SES/RS. Foi o caso da 4ª CRS (sede em Santa Maria, 32 municípios), 8ª CRS (sede em Cachoeira do Sul, 12 municípios) e 3ª CRS (sede em Pelotas, 22 municípios).

A 11ª CRS (sede em Erechim, 33 municípios) avisou que começou a distribuição na terça-feira (31/3). E a 14ª CRS (sede em Santa Rosa, 22 municípios) inicia o trabalho na quarta-feira.

O carro com a equipe que veio buscar as doses correspondentes à 7ª CRS (sede em Bagé, 6 municípios) começou a viagem de volta ainda pela manhã e deve começar a distribuição na quarta-feira (1/4). A 9ª CRS (sede em Cruz Alta, 13 municípios) inicia o trabalho na tarde de terça-feira (31/3) e termina na quarta.

“Os locais mais distantes estão a caminho”, explica Tatiana. É o caso de 10ª CRS (sede em Alegrete, 11 municípios), 15ª CRS (sede em Palmeira das Missões, 26 municípios) e 19ª CRS (sede em Frederico Westphalen, 26 municípios). A 13ª CRS (sede em Santa Cruz do Sul, 13 municípios) e a 6ª CRS (sede em Passo Fundo, 62 municípios) também já estão providenciando a distribuição.

“A distribuição para os municípios agora fica de acordo com a programação das regionais”, diz a farmacêutica. Com o encerramento desta fase, já foram redistribuídos o equivalente a 76% de doses destinadas a pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom