Núcleo de Pesquisa Beckett-we abre vagas para novos integrantes

Inscrições vão até 15 de abril e atividades ocorrem na Casa de Cultura

Grupo especializado em criação teatral reúne pessoas com ou sem experiência em teatro, artistas e pesquisadores em geral - Foto: Thiago Antunes/Divulgação

No sexto ano de atividades, o Núcleo de Pesquisa Beckett-we abre vagas para novos integrantes. Serão disponibilizadas 20 vagas para interessados a partir de 16 anos de idade. Podem participar pessoas com ou sem experiência em teatro, artistas e pesquisadores em geral. As inscrições são gratuitas e vão até 15 de abril.

As atividades, em um primeiro momento, ocorrerão na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), aos sábados, das 14h às 18h.  A data de início da pesquisa é 5 de maio, estendendo-se até 8 de dezembro. No final, haverá uma apresentação do trabalho criado.

O formato de pesquisa do Núcleo Beckett-we se desenvolve a partir da formação de um grupo de pessoas, que se encontram durante um período regular, e são conduzidos e estimulados para um processo criativo teatral.

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Pesquisa Beckett-We surgiu em 2012 com uma proposta de investigação teatral, que tem como eixo principal as múltiplas possibilidades de diálogo poético entre o autor Samuel Beckett e as pulsações contemporâneas. A pesquisa, que tem caráter continuado, é formada por um público heterogêneo, renovado anualmente e busca, através de processos criativos, encontrar especificidades estéticas e filosóficas acerca do universo beckettiano.

Coordenado pela atriz e pesquisadora Luciana Tondo, que recebeu título de mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) através desta pesquisa, o Núcleo já produziu cinco espetáculos, três performances, e foi reconhecido através de premiações em editais do Fumproarte e Funarte - Artes Cênicas na Rua.

Subgrupos de pesquisa

Segundo Luciana, neste ano, o Núcleo irá criar novos segmentos de pesquisa, além da proposta de criação teatral. "Serão cinco subgrupos organizados nas seguintes categorias: figurino, maquiagem, criação de movimento, leitura e produção. Assim, os participantes poderão escolher a qual segmento pretendem se dedicar durante o processo de criação, além do de atuação", explica.

Esses subgrupos serão realizados através de encontros pontuais, com datas e locais a serem divulgados posteriormente. Os participantes da pesquisa necessariamente deverão participar de pelo menos um subgrupo.

Mais informações no facebook.com/beckettwe, nucleobeckett@gmail.com ou pelo telefone (51)98564-2249.

Texto: Darlene Silveira/CCMQ
Edição: Gonçalo Valduga/Secom