“O caminho para o RS voltar a crescer passa pela inovação”, afirma Leite em visita a empresas no Tecnopuc

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 16/04/2019 - O governador Eduardo Leite visitou, nesta terça-feira (16), o prédio do Tecnopuc na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Governador conhece empresa convidada para desenvolver o primeiro game brasileiro do serviço de jogos da Apple - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite visitou, na tarde desta terça-feira (16/4) três das maiores empresas de tecnologia do país, que nasceram e estão sediadas em Porto Alegre, mais precisamente no Tecnopuc, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. Líderes globais em seus segmentos, Aquiris, GetNet e 4All são exemplos de empreendimentos que geram inovação, emprego (mais de 800) e renda no Rio Grande do Sul.

“O caminho para o RS voltar a crescer passa pela inovação. Por isso, estamos articulando, a partir da recriação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, as políticas públicas para conseguir articular o setor privado, as universidades, o governo e a sociedade e desenvolver polos de inovação por todo o RS, aproveitando ao máximo o talentoso capital humano que a gente tem e desenvolvendo o nosso Estado a partir da nova economia”, afirmou Leite.

Chamado de Inova RS, o projeto coordenado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, tem como objetivo criar pelo menos 10 polos regionais conectados em rede. O lançamento da iniciativa está previsto para o fim de maio.

“A visita do governador a uma das maiores referências que a gente tem no Brasil em termos de inovação e da conexão entre universidade, poder público e empreendedores mostra que são esses tipos de projetos e iniciativas que daremos prioridade no governo”, disse Lamb.

A PUCRS, juntamente com a Unisinos e a Ufrgs, faz parte da Aliança para Inovação, projeto local que serviu de inspiração para o novo programa estadual. “Essa experiência construída ao longo de um ano em Porto Alegre mostrou que é perfeitamente possível acelerar o processo de crescimento das cidades e, por conseqüência, de todo o Rio Grande do Sul”, complementou Lamb, que participou da concepção do projeto pioneiro quando era pró-reitor de Pesquisa da Ufrgs.

Custo competitivo

CEO da Aquiris, Mauricio Longoni celebrou a visita e a iniciativa do governo gaúcho de promover a inovação no Estado. Segundo ele, o que motiva a empresa, que está se internacionalizando e recentemente foi convidada para desenvolver o primeiro game brasileiro do serviço de assinatura de jogos da Apple, o Apple Arcade, a permanecer no RS é o custo-benefício que oferece:

“Aqui existem boas universidade, que oferecem acesso a bons talentos e uma ótima infraestrutura, como é o nosso caso no Tecnopuc. E o que diferencia o Estado de outros lugares como São Paulo, onde tem mais mão de obra, é o menor custo de operação, o que nos torna mais competitivos”, explicou Longoni.

A mesma visão foi confirmada pelos desenvolvedores da GetNet – considerada um “unicórnio”, por ter sido uma startup cujo valor de mercado iguala ou supera a marca de US$ 1 bilhão – e da 4all, primeira empresa com o conceito all-in-one do Brasil, que reúne em um mesmo lugar tecnologia para diversas situações do dia a dia e negócios de todas as áreas.

00:00:00/00:00:00

O caminho para o RS voltar a crescer passa pela inovação”, afirma Leite em visita ao Teconopuc Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom