Ospa apresenta concerto para escolas nesta quinta-feira

A Série Concertos Legais abre espaço para que alunos do Ensino Fundamental tomem contato com a música de concerto e conheçam o funcionamento de uma orquestra. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza nesta quinta-feira (21), às 10h, no Salão de Atos da UFRGS, mais uma edição da Série Concertos Legais.

A apresentação é destinada exclusivamente para escolas de Ensino Fundamental previamente inscritas. Os que ficaram de fora desta edição ainda têm mais duas oportunidades este ano.

A Série Concertos Legais faz parte do Projeto Ospa de Educação Musical Ampliada (Poema), que foi criado em 2003, e hoje está sob a coordenação da professora doutora Elisa da Silva e Cunha. A intenção é assumir um papel complementar na educação musical dos alunos, contribuindo também para a formação de novas plateias para a música erudita.

A programação é desenvolvida especialmente para os estudantes, contemplando uma abordagem sobre funcionamento de uma orquestra, a divisão dos naipes e o papel do maestro, por exemplo. Desta forma, a Ospa objetiva difundir a música orquestral, promovendo o aprimoramento musical de professores e alunos.

As escolas que não inscreveram suas turmas para esta edição podem se programar para as próximas, que acontecem nos dias 27 de setembro e 25 de outubro, quintas-feiras, sempre às 10h, no Salão de Atos da Ufrgs. Para se inscrever, é necessário participar do workshop de formação para os professores, em que são abordados conteúdos e atividades relacionadas ao concerto.

O próximo acontece no dia 29 de agosto, com uma turma às 10h e outra às 14h, no Santander Cultural - Sala Multiuso. O formulário de inscrição já está disponível no site da Ospa: www.ospa.org.br.

As edições da Série Concertos Legais de 2012 mantêm o mesmo repertório. O programa inicia com Guia Orquestral, de Arthur Barbosa. A obra foi escrita especialmente para este projeto, conta a história da música e mostra como se divide uma orquestra, com participação de um narrador e com momentos de descontração cênica, envolvendo os músicos e o maestro.

Depois, a orquestra executa o primeiro movimento da Sinfonia nº 5, de Ludwig van Beethoven; a Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms, e temas do filme Harry Potter, com arranjo de Alexandre Ostrovski. O concerto é regido pelo diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores; e o ator Álvaro Rosa Costa faz a narração.

Tiago Flores
Tiago Flores é o atual diretor artístico da Ospa. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues, e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália e Áustria.

Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no País. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de Melhor Música como diretor musical do filme Sal de Prata, de Carlos Gerbase.

Álvaro Rosa Costa
Formado em Artes Plásticas pela UFRGS, cursou a faculdade de Artes Cênicas de 1994 a 1998 e participou de diversas oficinas de interpretação teatral e técnica vocal. Atua profissionalmente, como ator e músico, desde 1990. Participou de importantes filmes produzidos pelo cinema gaúcho, como Netto Perde sua Alma, Tolerância, Houve uma vez dois verões e Meu tio matou um cara.

No teatro destacam-se as montagens com a companhia Terpsí Teatro de Dança, como as peças Lautrec... fin de siecle, prêmio SATED/RS de melhor espetáculo de dança em 1993, A família do bebê e E la nave no va, prêmio Açorianos de melhor espetáculo de dança em 2003. Recebeu o Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo Beijo no Asfalto, em 1998.

Compõe trilhas sonoras para espetáculos desde 1997. Foi premiado com o Açorianos de Melhor Trilha Sonora Original de 2004 por Travessias; como Melhor Trilha Sonora no Festival Vale dos Sinos em 1997, por O Bandido e o Cantador; com o Tibicuera de Melhor Trilha Sonora Original de 2005 com Pandolfo, no reino da bestolândia; com o Quero-Quero (SATED) de Melhor Trilha Sonora Original de 2006 por A Tempestade e os Mistérios da Ilha e com o Tibicuera de Melhor Trilha Sonora Original de 2011 por CãoFusão, uma história legal pra cachorro.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da Temporada 2012 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O que: Série Concertos Legais
Quando: Quinta-feira, dia 21 de junho, às 10h
Onde: Salão de Atos da UFRGS
*Este concerto não é aberto ao público. É destinado exclusivamente para escolas de Ensino Fundamental previamente inscritas e tem entrada franca.
Arthur Barbosa: Guia Orquestral Brasileiro
Ludwig van Beethoven: Sinfonia n° 5 - 1° movimento
Johannes Brahms: Dança Húngara n° 5
Temas do filme Harry Potter (arranjo: Alexandre Ostrovski)