Ospa apresenta recital no Museu da Comunicação

O Quinteto Porto Alegre interpreta repertório do barroco ao contemporâneo no Museu da Comunicação, com entrada franca - Foto: Leandro Rodrigues

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta o terceiro recital da série Música de Câmara 2018 no domingo (27), às 17h. O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa será, pela primeira vez, palco de evento da série. A atração é o Quinteto Porto Alegre, formado pelos músicos da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba), acompanhados pelo trompetista Flávio Gabriel, membro da Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). No repertório, obras de diferentes origens e épocas, contemplando desde arranjos do barroco Johann Sebastian Bach até peças brasileiras como o 'Tico-Tico no Fubá'. A entrada é franca.

Quinteto Porto Alegre

Grupo de música de câmara criado em 2013, é composto por premiados músicos com trajetória consolidada na música de concerto não só na Ospa, mas também em grupos como a Filarmônica de Israel, a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Jovem das Américas, a Sinfónica de La Juventud Venezolana Simón Bolivar, entre outros. Seu repertório reúne obras originais da literatura para metais e transcrições, expandindo-se desde a Renascença até as mais recentes criações do século 21. Nesse recital, o grupo destaca composições de Witold Lutoslaswiski, Johann Sebastian Bach, Enrique Crespo, Gilberto Gagliardi, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu, Severino de Araújo e Antônio Manoel do Espírito Santo.

Fundação Ospa e a série Música de Câmara

A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias. Vinculada à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. A agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil pessoas a cada ano.

A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações.

SERVIÇO

O quê: Recital da Ospa no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa | Série Música de Câmara

Quando: Domingo (27), às 17h

Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico de Porto Alegre)