Ospa destaca repertório para violino em concerto na sua Casa da Música

Ospa 2403 Credito Maí Yandara (10)
A orquestra executa obras para o instrumento de Édouard Lalo e Ludwig van Beethoven - Foto: Maí Yandara/Divulgação
Winston Ramalho, primeiro violinista da Orquestra de Câmara de Curitiba, vem a Porto Alegre para ser o solista do próximo concerto da Série Pablo Komlós  da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). No sábado (29), sábado, às 17h, a sinfônica apresenta obras de Édouard Lalo e Ludwig van Beethoven. A regência é de Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra que foi diretor artístico da Ospa até 2014. A apresentação será na Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Avenida Borges de Medeiros, 1501 - Centro Administrativo Fernando Ferrari) e é em homenagem à Campanha de Doação de Órgãos. Os ingressos estão à venda por valores entre R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou no local, no dia do evento, das 14 às 17h.
Com experiência em orquestras como OSESP, Filarmônica de Viena, Grazer Symphonishes Orchester e Recreation Orchester Graz, Ramalho se exibe com a Ospa pela primeira vez. Ele fará os solos da “Sinfonia Espanhola, Op. 21”, de Édouard Lalo (1823-1892). A obra, que explora os ritmos ibéricos, é a mais conhecida do compositor francês. Escrita em 1877, foi dedicada ao célebre violinista espanhol Pablo de Serasate e, apesar da ausência de cadências, apresenta grandes exigências ao intérprete solista.

Para a segunda parte do concerto, a orquestra reserva a “Sinfonia Nº1, Op. 21”, de Beethoven (1771-1827). Composta na virada do século 18, a obra estreou no Teatro Imperial da Áustria sob a regência do próprio compositor e já demonstrava o tom disruptivo e inovador de suas produções. A obra despede-se com reverência das matrizes clássicas, mas também apresenta compassos inesperados e acordes dissonantes.
Tiago Flores, que já esteve à frente da Ospa nos anos de 1999 a 2001 e 2011 a 2014, é regente titular da Orquestra de Câmara da Ulbra desde 1996. Como maestro convidado, atuou à frente de orquestras como a Filarmônica de Montevidéu  (Uruguai), Orquestra de Câmara da Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália) e Kaertem Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia.
Tiago Flores (regente - Brasil)
Foi diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) nos anos de 1999 a 2001 e 2011 a 2014. Especializado em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, é maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra desde a sua fundação. Vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país.
Winston Ramalho (violino - Brasil)
Spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba, é um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração. Criador do “Violin Festpiele Brazil”, festival que reuniu instrumentistas de todo Brasil em Curitiba em 2017, atuou também como professor em eventos da Universidade de São Paulo (USP) e em Salta, na Argentina. Como solista, tem se apresentado em importantes salas de concerto na Áustria, Alemanha, Itália e Bélgica.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone 51 32227387.

Pauta: Concerto da Ospa – Série Pablo Komlós

Quando: sábado (29), às 17h
Onde: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Avenida Borges de Medeiros, 1501/Centro, Porto Alegre-RS)
INGRESSOS VENDA ONLINE em www.ospa.org.br
Valores: R$ 80 (camarote), R$ 40 (plateia) e R$ 30 (mezaninos e balcões), com desconto de 50% para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH e 20% de desconto para titulares do cartão Zaffari Bourbon e para clientes do Banrisul.

VENDA FÍSICA
Na bilheteria da Casa da Música da Ospa, no sábado (29), das 14h às 17h
Édouard Lalo: Sinfonia Espanhola, Op. 21
Ludwig van Beethoven: Sinfonia Nº1