Ospa retorna ao Margs com recital do Trio de Madeiras de Porto Alegre

Ospa retorna ao Margs com recital do Trio de Madeiras de Porto Alegre
A apresentação é no próximo domingo (25), a partir das 16h30 - Foto: Ana Eidam/Ospa

A Série Música no Museu, parceria entre a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), ganha sequência no próximo domingo (25), com recital do Trio de Madeiras de Porto Alegre. A partir das 16h30, o grupo, formado pelos músicos da Ospa Leonardo Winter (flauta), Augusto Maurer (clarinete) e Adolfo Almeida Jr. (fagote), interpreta obras de Johann Sebastian Bach, César Guerra Peixe, Robert Muczynski, Hubertus Hofmann e Ernesto Nazareth, na Pinacoteca do Margs. O público também poderá visitar a mostra 'Pro Posições: exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Ufrgs', que será o cenário da exibição. A entrada é franca.

"Neste programa, o nosso grupo executa obras originais para a formação de trio de madeiras guarnecidas por arranjos de música barroca e brasileira", comenta Augusto Maurer, clarinetista. A primeira música do recital é Cânone Perpétuo da Oferenda Musical, de Bach. Depois, vem Fragments, do polonês naturalizado norte-americano Muczynski, seguida pelo Trio, de Hofmann. "Essa peça é fruto de uma extensa parceria entre o compositor e o Trio de Madeiras que resultou, inclusive, na criação de seu Concertino Tríplice, composto para o aniversário de 20 anos do grupo", conta Augusto.

Na sequência, ganha destaque o Trio, escrito pelo carioca Guerra Peixe. "O compositor oscilou, durante toda sua carreira, entre uma vigorosa estética nacionalista e os ensinamentos de Hans-Joachim Koellreuter, principal promotor e divulgador, no Brasil, das inovações da vanguarda europeia de então. Seu Trio reflete esta tendência ao apresentar danças estilizadas do nordeste brasileiro numa linguagem tonal provocativa", explica Augusto. A apresentação termina com adaptações do conjunto para duas peças de Ernesto Nazareth, Bambino e Brejeiro.

O grupo

Fundado em 1984, o Trio de Madeiras de Porto Alegre é um conjunto de câmara formado por flauta transversal, clarineta e fagote. Tem o objetivo de divulgar a música composta para esta formação, incentivando a criação e execução de novas obras. Com amplo repertório, executa peças originais de diferentes períodos e estilos e arranjos especialmente compostos para o conjunto.

Leonardo Loureiro Winter (flauta transversal), Augusto Fonseca Maurer (clarineta) e Adolfo Almeida Jr. (fagote), os integrantes, possuem destacada atuação profissional. Eles são músicos da Ospa, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e do Conservatório Pablo Komlós (Escola de Música da Ospa). Vencedor de diversos prêmios, como o Açorianos de Música, o Trio vem se apresentando em recitais e concertos no Brasil e exterior.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações.

Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o Margs. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural. Uma das novidades deste ano é a apresentação do grupo Ospa Música Nova.

Dica

Quem for ao recital poderá visitar, além de Pro Posições: exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Ufrgs,  as mostras Redes, por Tonico Alvares; Uma Possível História da Arte do Rio Grande do Sul: Plural[ismos] no sul; Marilice Corona - entre o acervo e o eStúdio; No eStúdio, mostra coletiva do Studio P; e Traço Solto - Trânsitos da Arte Naif no Acervo do Margs. No Bistrô, está em cartaz POA 81, de Flávio Wild.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222-7387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul, com apoio de Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Serviço

O quê: Recital do Trio de Madeiras de Porto Alegre, da Série Música no Museu da Ospa

Quando: domingo (25), às 16h30

Onde: Museu de Arte do RS Ado Malagoli - Margs, Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico