Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini recebe visita diplomática do embaixador japonês

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 17.08.2018: Governador José Ivo Sartori recebeu nesta sexta-feira (17), a visita Oficial do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
Embaixador foi recebido com honras militares, com apresentação da banda marcial da Brigada Militar e revista à tropa - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

A visita diplomática do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, ao governo estadual na tarde desta sexta-feira (17), no Palácio Piratini, estreitou as relações institucionais para ampliar futuras intenções comerciais no setor termelétrico e carboquímico. O tema abordado foi o emprego de tecnologias limpas e a experiência do projeto para Cooperação Técnica para Recuperação do Sistema Lagunar Norte do Rio Grande do Sul, apresentado pelo Executivo em 2017 no país asiático. Acompanhado de sua comitiva, o diplomata segue em missão a Ivoti – maior colônia japonesa em solo gaúcho. 

O embaixador foi recebido com honras militares, com apresentação da banda marcial da Brigada Militar e revista à tropa, em frente ao Palácio Piratini. O encontro com o governador José Ivo Sartori aconteceu em reunião de gabinete logo após a chegada. Yamada assumiu a Embaixada do Japão no Brasil em agosto de 2017 e esta é a sua primeira visita ao Rio Grande do Sul. Há 12 anos, o governo japonês fechou o Consulado Geral existente em Porto Alegre, deixando um escritório em Curitiba. As relações diplomáticas do Brasil com o Japão datam de 1895, com o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. 

Presente ao encontro, a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, que está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), explicou que o Rio Grande do Sul está preparado para receber a tecnologia japonesa na extração de carvão. O estado possui oportunidades para potenciais investidores, pois possui 86% das reservas de carvão no país, disse a secretária, acrescentando que a legislação estadual permite o aporte de empreendimentos no polo carboquímico gaúcho.

O embaixador também participa do 7º Festival do Japão RS que ocorre neste final de semana no bairro Partenon, em Porto Alegre, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Desde 1980, existe um acordo de fraternidade com a Província de Shiga para promover o intercâmbio de especialistas em áreas prioritárias: meio ambiente, biotecnologia, tecnologia industrial, saúde, agricultura, educação, entre outras.

Texto: Rodrigo Vizzotto
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul