Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Para o Rio Grande do Sul voltar aos trilhos

Publicação:

Por Evandro Fontana

Após anos de estagnação econômica e desconfiança do mercado, muito em consequência de decisões desastrosas do passado, o Rio Grande do Sul começa a dar importantes sinais de retomada. Medidas duras para recompor as finanças públicas tomadas pelo governador José Ivo Sartori, a busca por novos investimentos e a criação de um ambiente mais favorável aos negócios começam a gerar efeitos positivos. 

Além da evolução nas exportações e melhora no índice de confiança do empresariado gaúcho, vemos prosperar investimentos privados. Empresas nacionais e estrangeiras passaram a nos observar com outro olhar, muito em função da responsabilidade com que o poder público tem sido conduzido. Projetos que haviam sido represados em função do excesso de burocracia aos poucos viram realidade, e são promissores os anúncios de investimentos através da Sala do Investidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. 

Um ecossistema de geração de emprego e renda vem sendo retomado, fruto das ações que cada ente, público ou privado, tem para ajudar a tirar o Rio Grande do Sul da estagnação. Cada um fazendo a sua parte, mas principalmente com o Estado cumprindo um papel de indutor do desenvolvimento, dando aos cidadãos e às empresas as condições adequadas para que possam inovar e empreender livremente.

Secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Portal do Estado do Rio Grande do Sul