Parceria permitirá construção de prédio para única escola de Paverama

Força-tarefa do Estado permitirá que 424 alunos de escola tenham prédio qualificado para estudar - Foto: Diego da Costa/Seduc

O governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (20), um termo de cooperação com Paverama para construir um prédio próprio para a única escola de ensino médio do município. Com a parceria, será possível elaborar o projeto e executar a obra da nova sede da Escola Estadual de Paverama, que reúne 424 alunos. O investimento atenderá a uma demanda de 25 anos da instituição.

O convênio integra município e secretarias estaduais de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), de Educação (Seduc) e do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A prefeitura cederá a área, a Seduc destinará o recurso financeiro e licitará a obra e a SOSH fiscalizará a construção. "É a soma de esforços pelo presente e pelo futuro do Rio Grande do Sul. Investir em escolas é apostar nas próximas gerações e no poder transformador da educação", destacou o secretário Rogério Salazar (Obras).

Para o secretário Ronald Krummenauer (Educação), a iniciativa responde a umas das diretrizes do governo estadual na área educacional: a presença de pelos menos uma escola de nível médio que seja referência em cada cidade. "O Ensino Médio é prerrogativa do Estado. A Escola Paverama contará com um espaço adequado, contemplando a necessidade de toda a comunidade escolar", afirmou.

Demanda histórica

Atualmente, a instituição está em seu quarto endereço. "A construção do prédio próprio é um sonho da cidade", resumiu a vice-diretora Elisabete Haubenthal, que atua há 21 anos na instituição. Ela lembra que hoje a infraestrutura do espaço é precária.

O prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, foi aluno da escola e ressalta o caráter histórico da iniciativa. "A população aguarda ansiosamente pelas obras. Será um salto de qualidade para o ensino da cidade", comemorou, lembrando que a mobilização teve participação da Câmara de Vereadores e das entidades civis locais.

Participaram do ato o deputado estadual Gabriel Souza, o presidente da Câmara de Vereadores de Paverama, Sérgio Francisco Griebeler, e os vereadores Davi Souza, Luciara Silva e Luiz Ricardo Kochen.

Texto: Saul Teixeira/SOSH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom