Parceria prevê criação de laboratório de pesquisas sobre barragens no RS

Defesa civil barragens
Grupo iniciou tratativas para implantação de um laboratório que acompanhará a situação de barragens no estado - Foto: Ana Paola Dala Barba / Ascom Defesa Civil

A criação de um laboratório para o desenvolvimento de pesquisas sobre barragens no Rio Grande do Sul foi tema de reunião realizada na quinta-feira (4), em Porto Alegre. O encontro contou com a presença de integrantes da Defesa Civil do RS, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e prefeitura de Cachoeira do Sul.

O grupo iniciou as tratativas para a implantação de um laboratório destinado ao desenvolvimento de pesquisas e o acompanhamento da situação das barragens no estado.

O laboratório será instalado no campus da UFSM em Cachoeira do Sul, e irá promover pesquisas e prestação de suporte técnico aos empreendedores para obtenção de licenças. Os professores e engenheiros devem elaborar estudos na área de barragens, entre as quais a do Capané, em Cachoeira do Sul, buscando melhorar as condições de segurança com estágios de sondagem e análise de solo, por exemplo.

O encontro contou com a presença do tenente-coronel Rodrigo da Silva Dutra, subchefe da Defesa Civil, de Guinter Frantz, presidente do Irga, de Daniel Winter, professor da UFSM e coordenador do projeto, além de vereadores e representantes da prefeitura de Cachoeira do Sul.

Texto: Ana Paola Dala Barba / Ascom Defesa Civil