Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque de Itapuã realiza atividade de sensibilização sobre a água nesta sexta-feira

Publicação:

pipas50
Festival de Pipas acontece na Praia de Fora - Foto: Divulgação / Sema

Para comemorar o Dia Mundial da Água, o Parque Estadual de Itapuã realiza nesta sexta-feira (22) mais uma edição do Festival de Pipas. Numa parceria com a prefeitura de Viamão, o evento acontece na Praia de Fora e tem o objetivo de promover a educação ambiental por meio da aproximação dos alunos das escolas da região com a unidade de conservação.

Com início previsto para as 9h, o festival é aberto ao público e o ingresso poderá ser alimentos ou medicamentos que serão doados ao Rincão do Araticum - Mantenedouro de Fauna, que recupera animais silvestres feridos.

A gestora da unidade de conservação, Dayse Rocha sugere que aqueles que tiverem pipas prontas podem levar, mas quem quiser fazer uma nova contará com a ajuda de um instrutor no local. Ela recomenda ainda que todos levem lanche e água para passar o dia, além de cadeira de praia e chimarrão.

A analista explica que o planeta Terra é composto 97% de água salgada e apenas 3% de água doce. E que esse recurso é essencial para a manutenção da vida. Ela acrescenta que diariamente é possível economizar água e dá alguns exemplos de como isso pode ser feito por todos – reduzindo o tempo de banho, fechando a torneira ao escovar os dentes, reutilizando a água na lavagem de roupas, evitando o uso de mangueira para regar plantas e na lavagem de áreas externas e veículos (nestes casos, inclusive pode-se reutilizar água da chuva ou de outras lavagens), verificando as tubulações para conter possíveis vazamentos, e também evitando o desperdício na alimentação.

Sobre o Dia Mundial da Água

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, a data tem como objetivo educar sobre a importância da manutenção dos recursos hídricos, além de declarar a importância da universalização do acesso à água tratada.

Sobre o Parque Estadual de Itapuã

O Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão, a 57 km de Porto Alegre, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha.

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul