Participação feminina em conselhos de empresas do Estado supera média das grandes companhias

O governador Eduardo Leite – assim como a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, foi palestrante, na manhã desta quinta-feira (15/8), na capital, do 2º Fórum de Mulheres em Conselhos. Fot
Evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) teve participação do governador Eduardo Leite - Foto: Itamar Aguiar/Palácio piratini

Das cadeiras que compõem as diretorias e os conselhos das empresas estatais do Rio Grande do Sul, 14% são ocupadas por mulheres. A proporção parece baixa se comparada ao contingente majoritário de mulheres no serviço público (62% dos vínculos ativos), porém é o dobro de recente levantamento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) sobre o perfil dos conselheiros em empresas brasileiras com ações negociadas em bolsa. Entre as grandes companhias privadas desse grupo, 92,8% dos conselhos de administração têm homens à frente.

Os números foram apresentados pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, em evento promovido pelo IBGC. Com palestra de abertura realizada pelo governador Eduardo Leite, o 2º Fórum de Mulheres em Conselhos ocorreu na sede do Instituto Ling, em Porto Alegre, na quinta-feira (15/8), e reuniu cerca de 60 lideranças femininas com atuação em diferentes áreas.

Conforme demonstrou Leany, as mulheres respondem por 14% dos postos de diretorias das empresas, percentual que salta para 15% na composição dos conselhos fiscais, ficando menor nos conselhos de administração (13%).

15.08.2019 - Porto Alegre RS - O governador Eduardo Leite – assim como a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos –, foi palestrante, na manhã desta quinta-feira (15/8), na capital, do 2º Fó
Secretária de Planejamento, Leany Lemos disse que é importante assegurar a diversidade na composição de conselhos - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

“Precisamos assegurar sempre a diversidade na composição dos conselhos. Precisamos da contribuição, como é a atuação do Instituto, para fortalecer a mudança cultural”, disse Leany.

Em relação aos 5.478 postos de liderança (cargos de chefia da administração direta e indireta), 57% (3.117) são preenchidos por mulheres. Quando se observa apenas a administração direta (sem as fundações e autarquias), esse percentual chega a 60% ocupado por lideranças femininas.

No entanto, este número é potencializado por cerca de 2 mil cargos de direção da Educação, área onde a ampla maioria da categoria é formada por mulheres. Se desconsiderá-los, a fatia feminina nos cargos de chefia cai para 27%.

Secretária de Comunicação, Tânia Moreira abordou os desafios das redes sociais: “estamos na defesa do bom jornalismo" - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, também participou do Fórum, abordando os desafios que as redes sociais impõem aos profissionais. “Estamos numa campanha em defesa do bom jornalismo”, afirmou.

O Fórum Mulheres em Conselho do IBGC-RS teve o apoio do Women Corporate Directors (WCD) e do 30% Club, sendo composto por 50 profissionais, incluindo conselheiras de administração, membros de empresas familiares e executivas C-Level.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag
Edição: Marcelo Flach/Secom