Pelotas recebe mutirão para regularizar imóveis da Cohab

Os mutuários da extinta Companhia Estadual de Habitação (Cohab) terão uma oportunidade para encaminhar a escritura definitiva de seus imóveis na próxima semana. A secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH) irá promover, na quarta (12), quinta (13) e sexta-feira (14), o mutirão de regularização nas cinco Cohabs de Pelotas (Lindóia, Pestano, Fragata, Guabiroba e Tablada). A ação vai tirar dúvidas dos mutuários e iniciar o processo de emissão das escrituras. O evento tem a parceria da prefeitura, da defensoria pública e de tabelionatos.

"O governo do Estado desburocratizou o processo de regularização e está fazendo uma grande parceria com outras instituições para facilitar a emissão do documento com isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e a redução das taxas de cartório. Nosso compromisso é garantir às famílias dignidade e o documento definitivo dos imóveis", destacou o secretário de Obras, Rogério Salazar.

Dos 8.574 imóveis da Cohab em Pelotas, 5.513 ainda não têm escritura definitiva. Com a nova legislação proposta pelo governo estadual e aprovada na Assembleia Legislativa em 2015, os moradores têm facilidade no reconhecimento da titularidade dos imóveis já quitados, inclusive aqueles que têm "contratos de gaveta" e até então estavam impedidos de receber a escritura por falta de documentos.

Data dos mutirões

Cohab Terras Altas (Lindóia) - 12 de Dezembro
Local: Associação dos Moradores
Rua Ernani Osmar Blass, nº 330